Horas
Minutos
Segundos
O tempo expirou. A promoção pode sair do ar a qualquer momento.

Não perca essa oportunidade de transformar sua carreira

Horas
Minutos
Segundos
O tempo expirou. A promoção pode sair do ar a qualquer momento.

Porque Fazer Uma Segunda Graduação Como Especialização Profissional em 2022

Concluir a graduação significa chegar ao fim de uma etapa, mas isso não quer dizer que a jornada de aprendizado e capacitação acabou. Que tal adotar a ideia de educação continuada e fazer uma segunda graduação como especialização profissional para complementar seu currículo? Aliás, quanto antes melhor. Já ouviu aquele ditado que diz “a melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos e a segunda melhor é agora”? Essa é a ideia!

Hoje, optar por um segundo curso não se limita à ideia de mudar de área, ao contrário. Há grande necessidade de que pessoas em cargo de importância nas empresas tenham maior bagagem de educação, visão mais plural e diversa de mundo e pensamento crítico constante, características adquiridas no ensino superior.

Se você ainda não está convencido dessa ideia, sem problemas, vamos falar mais sobre esse assunto. Continue a leitura e tome a melhor decisão para você.

Especialização em 2022: entenda o caminho que mercado está tomando e como isso afeta você

Após tantos períodos de crises econômicas, políticas e sociais, já não é novidade para ninguém que cenários desse tipo afetam o mercado e os empregos. O contexto da pandemia é o exemplo mais recente que temos: seus efeitos perduram e tendem a se estender por mais alguns anos.

Dados reunidos pelos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), apontam uma possível alta do desemprego até 2026. Mas, é importante olhar para essa informação com cuidado. Afinal, desemprego para quem? O IBRE demonstra um contraponto interessante entre pessoas de escolaridade básica e formação superior. Nos últimos meses, houve um aumento na oferta de empregos para profissionais graduados, ao contrário do primeiro grupo.

De fato, o contexto de mudanças e incertezas torna frágil a situação de profissionais sem especialização em relação aos especialistas, enquanto o avanço das oportunidades para pessoas com maior grau de instrução evidencia a importância de investir nos estudos.

A segunda graduação pode ser a solução para te posicionar melhor no mercado

Um dos principais requisitos hoje, em praticamente qualquer área, é o aprimoramento constante de suas habilidades. Isso se dá por meio de estudos, treinamentos, workshops ou, se sua intenção for se aprofundar ainda mais em determinado assunto, pode ser através de um segundo diploma. Isso é interessante para aumentar suas possibilidades de atuação, tornando-o um profissional mais completo.

1. Otimização do seu currículo

Embora sua experiência profissional seja valiosa, a graduação possui diferencial aos olhos dos recrutadores. Demonstra interesse e empenho pelo aprendizado, característica capaz de te fazer sobressair entre os demais. Ou seja, gera ainda mais valorização profissional.

Alguns podem até considerar que não seja atrativo para recrutadores um currículo com mais de uma formação. Mas, coloque-se no lugar de um empregador, você não consideraria que uma pessoa que se dedicou a fazer dois cursos superiores têm qualidades valiosas, como persistência e compromisso?

2. A especialização traz a possibilidade de melhores cargos e salários 

É comum que profissionais graduados percam oportunidades de promoção por falta de conhecimento especializado. Nesses casos, muitos recorrem à segunda graduação como especialização para nivelar seu currículo em conformidade com a demanda. As necessidades das empresas são complexas e evoluem muito rapidamente, fique de olho.

3. Ampliação de networking

Ingressar novamente na faculdade traz uma ótima oportunidade de renovar sua rede de contatos profissionais. A troca de experiências tanto com alunos quanto com os próprios professores também mantém os profissionais “vivos” em suas áreas de atuação.

É interessante destacar que as melhores instituições de ensino superior contam com corpos docentes que, além do conhecimento acadêmico, possuem experiência e contato com o mercado.

4. Direcionamento profissional mais apurado

Após a primeira graduação, você já tem uma noção melhor do que quer, e é fato que muitos alunos iniciam o primeiro diploma sem ter uma boa orientação de suas vocações. Isso leva a uma grande evasão nas faculdades, como aponta o Censo da Educação Superior de 2015.

Assim, pessoas com um tempo de mercado e uma passagem prévia por uma instituição de ensino conseguem entender com mais clareza seus perfis profissionais, o que pode aumentar a assertividade na escolha de um segundo diploma.

Entendemos que a jornada de uma segunda graduação para especialização profissional não é simples e demanda muita dedicação e paciência. Assim, quem já tem um curso superior pode se desanimar simplesmente com a ideia de pensar nessa possibilidade. Por isso mesmo é importante avaliar bem o contexto do mercado e projeções do futuro para que esta decisão seja recompensadora.

Este artigo foi útil para você? Aproveite a visita ao nosso blog e veja nossas 6 dicas para fazer sua graduação em 2022.