Utilize a memorização ao seu favor nos estudos

Por Maria Eduarda

A memorização baseia-se no ato ou efeito memorizar, guardar algo na memória. Trata-se de um processo mental de fixação de determinado tema, assunto ou informações visuais, auditivas e táticas. Essa técnica pode ser muito útil nos estudos.

É muito comum que os estudantes tenham dificuldade de se lembrar de todos os temas estudados, quando se tem muitas outras matérias para estudar, afinal, são muitas coisas para recordar.

É importante saber diferenciar o conceito de memorizar e decorar, pois, embora pareçam ser a mesma coisa, como muitos acreditam, não são. A memorização está atrelada ao treino dos seus conhecimentos e estudos, se aprofundando para que seu cérebro guarde as informações por meio do raciocínio lógico. Já o ato de decorar tal assunto, resume-se a gravação de um conteúdo específico, sem se aprofundar efetivamente no mesmo, e normalmente possui uma fixação temporária.

Portanto, a melhor saída é focar na aprendizagem, e através de uma rotina de estudos que exercite mentalmente os temas, a fim de absorver mais conhecimento e memorizar as principais partes do conteúdo estudado.

Para que o aluno consiga além de realmente aprender, também memorizar tal assunto, para não ter o famoso branco na hora da prova e acabar por se prejudicar nos estudos, nós separamos algumas dicas sobre técnicas de memorização.

1)Crie uma rotina de estudos:

Crie um cronograma, separe os horários e temas. A organização é fundamental para os estudos.

2)Associação:

Associe o tema estudado a aspectos do dia-a-dia.

3)Escreva:

Escreva tudo o que pretende memorizar no caderno, pois ajuda a estimular a memória visual. Também crie textos e resumos sobre o tema.

4)Grave:

O estímulo auditivo é outro fator que também contribui muito para a memorização, portanto, grave tudo o que puder e ouça depois.

5)Repetição:

A repetição auxilia muito na memorização do que está sendo estudado.

6)Ensine alguém:

Utilize tudo o que está aprendendo para ensinar outra pessoa, explicando detalhadamente. Esse ato também auxilia na memorização.

7)Fale em voz alta na frente do espelho:

Essa é uma antiga técnica utilizada no teatro, pois além de ajudar na memorização também auxilia a oratória.

8)Revise o conteúdo:

A revisão sempre foi a chave do aprendizado e pela repetição ajuda a memorizar.

Compartilhe

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade

Últimas do Blog

Skip to content