Segunda Graduação EAD? Veja se você tem o perfil

Ter um diploma é bom, dois então… melhor ainda! É muito comum que as pessoas já formadas decidam continuar seus estudos em uma área correlata ou totalmente diferente. São vários os contextos que podem levar alguém a ingressar em um novo curso. Seja qual for o caso, uma segunda graduação EAD é a opção ideal para quem deseja expandir seu currículo.

O ensino a distância ganhou mais notoriedade devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Mesmo com a retomada das atividades presenciais, essa modalidade ainda vem ganhando muitos adeptos, já que facilita a rotina dos estudantes.

Nesse sentido, fazer um curso a distância pode ser a melhor escolha para quem deseja obter a segunda formação. Mas, afinal, será que esse modelo de ensino é para todos? Continue a leitura e entenda!

Por que fazer uma segunda graduação?

Ainda vamos te contar qual é o perfil do aluno de segunda graduação EAD, mas, antes, queremos que você entenda os motivos para fazer um novo curso superior.

Estas são algumas possibilidades em relação à obtenção de novo título:

  • Possui grau de bacharel e estar em busca da licenciatura e vice-versa;
  • Mudar de área, escolhendo um curso completamente diferente do primeiro.

Outro contexto comum é quando alguém ingressa na universidade novamente como forma de complementar sua formação inicial. Para isso, é preciso escolher cursos que de alguma forma estejam relacionados, por exemplo: Matemática e Estatística, Letras e Jornalismo, Ciências Contábeis e Direito.

Dessa maneira, você valoriza seu currículo e amplia as oportunidades de ascensão na sua carreira. Afinal, o mercado de trabalho está mais exigente, e a capacitação profissional torna-se indispensável para quem quer se destacar.

Mais uma vantagem que podemos destacar é a interdisciplinaridade, de modo que sua atuação no mercado de trabalho pode ser vista como um diferencial, propício para o surgimento de ideias inovadoras.

Além disso, estando novamente na faculdade, você amplia sua rede de contatos profissionais. E ainda tem a vantagem de ingressar com facilidade, pois algumas instituições particulares não exigem vestibular para uma segunda graduação.

Mas, enfim, o que é preciso para entrar em novo curso na modalidade EAD? Veja a seguir!

Qual é o perfil do aluno de segunda graduação EAD?

Agora, sim, podemos falar do perfil do aluno de segunda graduação EAD. Confira os tópicos a seguir!

1. Ser organizado

É fundamental ter um cronograma de estudos para cumprir as atividades dentro dos prazos, além de conciliar as demandas da faculdade com a sua rotina. O planejamento é importante até mesmo para que o conteúdo das aulas seja bem distribuído, evitando acúmulo e pendências.

2. Ter disciplina

Esse aspecto é dependendo do anterior, pois a organização contribui para a disciplina. O fato de o ensino a distância permitir que o aluno esteja no conforto do seu lar pode acabar desviando a atenção do estudante e afetar seu desempenho. Sendo assim, é preciso concentrar-se e cumprir o cronograma estabelecido.

3. Estar motivado

Quem faz uma segunda graduação EAD certamente tem um propósito bem definido, dentro daquelas possibilidades que citamos anteriormente. Esse objetivo é o principal combustível para manter a motivação do aluno que, por já ter experiência com a vida acadêmica, sabe bem os desafios que irá enfrentar.

4. Possuir habilidade com tecnologia

Quando a primeira graduação foi presencial, o aluno terá que se adaptar ao ensino a distância. Para tal, é interessante que tenha familiaridade com os recursos tecnológicos ou, ao menos, busque meios de desenvolver essa aptidão. Com aulas, atividades e materiais em ambiente virtual, saber lidar com a tecnologia é primordial.

Vale a pena fazer EAD?

Agora você já sabe as vantagens de fazer um novo curso superior, mas será que vale a pena ingressar no ensino a distância?

Veja bem, a segunda graduação EAD é uma oportunidade de expandir seu conhecimento e acrescentar mais itens ao seu currículo, o que pode lhe render bons frutos no mercado de trabalho.

Tudo isso por meio de uma modalidade que lhe permite flexibilizar sua rotina para que sua formação se concretize da melhor forma possível. Assim você não precisa escolher entre trabalhar e estudar, podendo realizar ambas atividades e ainda ficar no conforto da sua casa enquanto estuda.

Inclusive, fazer um curso EAD é economicamente viável, pois o aluno não gasta com transporte, além de que as mensalidades são mais baixas se comparadas ao ensino presencial.

Você pode encontrar todas essas vantagens em uma instituição só: a Faculdade Legale. Aqui, nossos professores são capacitados para lecionar na modalidade virtual e manter nossa qualidade de ensino. A grade curricular para os cursos EAD e presencial se mantém a mesma!

E um dos nossos diferenciais é a conexão que proporcionamos entre o aluno e o mercado de trabalho, que acontece por meio das disciplinas de Projeto de Integração e Extensão Curricular.

Acesse nossas redes sociais e conheça mais sobre a Faculdade Legale!

Este artigo foi útil para você? Aproveite a visita ao nosso blog e veja nossas 6 dicas para fazer sua graduação em 2022.

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade