A Importância de ter um Cronograma de Estudo

Por Maria Eduarda

Um dos fundamentos para quem quer ir bem nos estudos é a organização. E há uma técnica indispensável para que você estudante possa se manter organizado e em dia com as suas tarefas, o cronograma.

O cronograma é uma ferramenta de planejamento e controle de tarefas, com data, tempo e horário para concluir cada uma delas de forma organizada e eficiente.

Há muitos benefícios e vantagens em adotar esse tipo de planejamento. Entre eles: o aumento de produtividade; aumenta o aproveitamento do estudo e capacidade de concentração; melhora o preparo para provas e testes; melhora a gestão de tempo e cria o hábito de ter uma rotina organizada.

Essa forma de planejamento é muito adotada por estudantes que buscam alcançar altos resultados em provas. E hoje iremos dar algumas dicas de como elaborar um cronograma que atenda às suas necessidades.

1- Organize seus horários

Separe quais os horários que você tem livre para os estudos e para as suas outras tarefas, organizando-os através de uma tabela de cronograma. Ps: Você pode criar uma ou encontrar modelos prontos na internet.

Estudo intercalado e distribuído

2- O recomendado por especialistas é estudar 45 minutos seguidos e tirar uma pausa de 5 minutos para descanso. Após a pausa, comece a estudar uma matéria complementar, não o mesmo conteúdo que já estudou nos primeiros 45 minutos. Ou, intercalar com uma matéria de outra área.

3- Defina quais são as matérias ou assuntos mais importantes

Se você está estudando para um concurso, isso é fácil, basta ler o edital, pois lá terá a quantidade de questões e as pontuações de cada disciplina.

4- Marca texto e post-it

Enquanto você for lendo textos, destaque as partes mais importantes, preferencialmente em marca texto amarelo (essa cor ajuda na memorização). Sempre que possível, também faça anotações em post-it e cole nas páginas do caderno, livro, apostila e até mesmo em algum quadro de tarefas onde você possa sempre reler.

5- Memorize, não decore.

Embora muitos confundam esses termos, quando a aprendizagem está em jogo a melhor saída é a memorização, pois todo o conteúdo que você está estudando tende a fixar-se por mais tempo. Já decorar é uma técnica a curto prazo e menos eficiente nos estudos.

6- Faça testes práticos online ou em apostilas

Através desses testes você põe em prática tudo aquilo o que está estudando e a partir do resultado deles, você poderá se auto avaliar e descobrir quais temas ainda precisa se dedicar mais. Portanto, faça testes, provas e simulados.

7- Faça resumos

Escreva resumidamente ressaltando os aspectos mais importantes do tema que você está estudando. Só o ato de escrever já te ajuda a memorizar e entender melhor o que está aprendendo.

Revise o conteúdo

8- Não basta estudar apenas uma vez sobre um tema específico, nem sempre as ideias passadas por eles se fixam de primeira. Portanto, revise todos os temas que você já estudou, esse ato te ajuda a memorizar e a entender o que não entendeu da outra vez.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você também pode gostar

Dicas para melhorar sua Oratória

A forma como você se expressa, se comunica e se porta diz muito sobre você. Tudo isso constrói a imagem que você quer passar para os outros. É através desses aspectos pessoais que um bom profissional transmite confiança e seriedade sobre determinado assunto ou caso.

Ler Mais
Skip to content