Direito EAD: Vale a pena estudar online?

Direito EAD

Apesar de o ensino a distância estar se tornando cada vez mais comum, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a qualidade e a eficácia desse formato. A graduação em Direito EAD foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) recentemente, em 2021, mas já está disponível em diversas instituições.

Mas, será que esse modelo é bom? Como é a rotina de estudos e o conteúdo de uma faculdade ou pós-graduação EAD? Se você tem esses questionamentos, acompanhe o texto para conhecer tudo sobre o curso de Direito a distância e qual pós escolher. Boa leitura!

Vale a pena estudar Direito EAD?

Resumidamente a resposta é sim, desde que isso seja o melhor para a sua rotina. Avaliar se um curso de graduação ou pós-gradução EAD vale a pena, depende de vários fatores, como por exemplo, suas próprias circunstâncias e objetivos.

Se você busca um modelo de ensino inovador e os cursos presenciais não se encaixam no seu perfil ou dia a dia, a modalidade de ensino a distância será uma ótima opção!

Veja quais são os principais benefícios de cursar Direito EAD:

 

Flexibilidade

Um dos principais benefícios é de fazer um curso de graduação na modalidade EAD é a sua flexibilidade. Você pode acessar as aulas e o conteúdo do curso em qualquer horário e de qualquer lugar, desde que tenha uma conexão com a internet. Isso permite que você concilie seus estudos com outras responsabilidades, como trabalho e família.

Economia

Ao optar por uma graduação EaD, você economiza tempo e dinheiro em deslocamentos diários para o campus universitário. Você não precisa enfrentar o trânsito, procurar estacionamento ou gastar dinheiro com transporte público. Além disso, muitas vezes os cursos EAD têm mensalidades mais acessíveis do que os cursos presenciais.

Autonomia e autodisciplina

Estudar em uma plataforma online requer um nível mais elevado de autonomia e autodisciplina. Você é responsável por gerenciar seu tempo de estudo, definir metas e cumprir prazos. Essas habilidades são valiosas no mundo profissional e podem ajudá-lo a se tornar mais organizado e produtivo.

Aprendizado Personalizado

Os cursos EAD geralmente oferecem recursos interativos, como vídeos, fóruns de discussão, quizzes e exercícios online. Isso permite um aprendizado mais personalizado, em que você pode revisar o material no seu próprio ritmo, assistir a aulas quantas vezes precisar e tirar dúvidas diretamente com os professores.

Dúvidas frequentes sobre pós-graduação

Quem quer iniciar uma pós-graduação EAD pode ter diversos questionamentos sobre isso. Veja as respostas para alguns dos mais comuns:

1- Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

A pós-graduação lato sensu refere-se a cursos de especialização, aperfeiçoamento ou MBA, que têm como objetivo proporcionar conhecimentos específicos em uma área profissional. Já a pós-graduação stricto sensu abrange os programas de mestrado e doutorado, que são voltados para a pesquisa e produção de conhecimento científico.

2- Quanto tempo dura uma pós-graduação?

A duração de um programa de pós-graduação varia de acordo com o país e o tipo de curso. Em média, um mestrado pode levar de 1 a 2 anos para ser concluído, enquanto um doutorado pode durar de 3 a 5 anos, dependendo da área de estudo e do progresso do aluno.

3- É possível fazer uma pós em uma área diferente da minha graduação?

Sim, é possível fazer uma pós-graduação em uma área diferente da sua graduação. Muitas instituições aceitam candidatos de diversas áreas, desde que eles demonstrem aptidão e motivação para o programa desejado. No entanto, dependendo da área de estudo, pode ser necessário realizar alguns cursos complementares antes de iniciar a pós-graduação.

3- Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Toda especialização é uma pós-graduação, mas também existe o MBA. Veja as diferenças entre essas categorias:

  • Mestrado: O mestrado é um grau acadêmico de nível superior que geralmente requer a conclusão de disciplinas e a elaboração de uma dissertação.
  • Doutorado: O doutorado é o mais alto grau acadêmico que pode ser obtido e envolve uma pesquisa original mais extensa, culminando na elaboração de uma tese.

E depois de se formar, como escolher o melhor curso de pós-graduação EAD?

Ao escolher um curso de pós-graduação EAD, é importante verificar a credibilidade da instituição, a grade curricular, a qualificação do corpo docente e a metodologia de ensino. Conheça alguns dos cursos de pós-graduação EAD que oferecemos aqui, na Legale:

Conheça os nossos outros cursos EAD

Aqui na Legale, oferecemos uma ampla variedade de cursos para você escolher. Visando sempre a excelência e a democratização do ensino superior, nossas pós são todas reconhecidas pelo MEC, com TCC opcional, estágio profissional, material de apoio e profissionais de destaque atuantes na área. Veja todas as pós-graduações em nossa página – Pós EAD em Direito.

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade