Chegou a hora de prestar vestibular, o curso de Contabilidade está na sua mira, mas você ainda se perde em meio a tantas informações sobre a graduação? Sem problemas, hoje você vai saber quais são os mitos e verdades sobre Ciências Contábeis.
Afinal, antes de ingressar na faculdade, é interessante que você saiba o que esperar. Mais importante ainda é desmistificar algumas crenças que circulam por aí e que não são totalmente coerentes com a realidade.
Ficou curioso? Acompanhe este conteúdo e saiba mais. Vamos lá!
Mito: Ciências Contábeis é um curso de exatas
Vamos começar pela principal lenda sobre a Contabilidade. Bom, apesar de haver disciplinas de exatas em Ciências Contábeis, sobretudo a matemática, o curso não faz parte dessa área.
Então é um curso de humanas? Também não!
Na verdade, as Ciências Contábeis estão situadas em um outro campo do conhecimento, o de Ciências Sociais Aplicadas. Nesse ramo, são estudados diversos aspectos que têm relação com a realidade humana em sociedade.
Além da Contabilidade, também fazem parte desse grupo: Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Administração, Direito, Museologia, Ciência da Informação, entre outros. São estudos, portanto, que têm como finalidade focar nas necessidades sociais, ou seja, situações e fatos que influenciam e fazem parte do cotidiano das pessoas.
Verdade: Toda empresa precisa de um contador
Sim, toda empresa deve ter um sistema de contabilidade, a fim de efetuar a escrituração regularmente e fazer o levantamento anual do patrimônio e dos rendimentos. Esse é um dever que consta no artigo 1.179 do Código Civil.
Dessa forma, as organizações devem contar com um profissional responsável por registrar todos os fatos referentes ao negócio, de modo a armazenar os dados necessários. Inclusive, é importante ter ao lado um contador já no ato de abertura da empresa, pois isso irá ajudar no controle das finanças desde o início, evitando problemas monetários no futuro.
Mito: Para estudar Contabilidade, precisar gostar muito de matemática
Entre os mitos e verdades sobre Ciências Contábeis, este talvez seja o maior engano. Já comentamos que existem disciplinas de exatas em Ciências Contábeis, lembra?
É fato que a matemática está presente na grade curricular de Contabilidade, porém, não é exatamente como se imagina. É importante ter certa habilidade com os números, sim, já que são trabalhados grandes volumes de dados, mas não é preciso ser o maior fã da matéria para conseguir concluir o curso.
O aluno ou profissional de Contábeis não precisa fazer tantos cálculos, a menos que esteja em um patamar avançado. Na prática, os softwares auxiliam nessa tarefa, graças à contabilidade digital.
Verdade: O mercado de trabalho é promissor para contabilistas
Esta é uma verdade das boas! As oportunidades no mercado contábil são realmente atrativas.
Primeiro porque é uma profissão ampla. São várias opções de atuação, entre elas, Auditoria, Perícia Contábil, Consultoria, Gestão Financeira, Controladoria, e muitas outras.
Outro aspecto que faz com que as chances de conseguir um emprego sejam altas é a demanda do mercado. Afinal, como já mencionamos, toda empresa precisa dos serviços de um contabilista.
É por isso que a taxa de empregabilidade no setor chega a mais de 98%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Mito: A tecnologia é um problema para os profissionais
A informação não procede! Primeiro vamos entender o contexto: a origem da contabilidade remonta à época pré-histórica. Ao longo de milhares de anos, estabeleceu-se como um campo de estudo e uma profissão, e vem tendo progressos significativos desde a Revolução Industrial.
E à medida que a tecnologia avança, novos recursos vão sendo implementados em todas as profissões. Na Contabilidade, processos que antes eram manuais agora são digitalizados, o que ajuda e muito o trabalho dos contadores.
Há quem acredite que, no futuro, a profissão acabe devido às ferramentas tecnológicas, mas isso não é verdade. Precisamos lembrar que máquinas não possuem habilidades sociocomportamentais como os humanos.
Portanto, ainda que o sistema ajude a trabalhar as questões exatas em Ciências Contábeis, os profissionais continuarão atuando com seu olhar analítico, tomada de decisão, relacionamento com o cliente e afins.
Verdade: É preciso obter um registro para exercer a profissão
O diploma não é o único documento necessário para trabalhar como contador, você sabia?
Ao concluir a graduação de Ciências Contábeis em uma faculdade certificada, você adquire o grau de bacharel em Contabilidade. Posteriormente, é preciso obter o registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade, e só assim será possível exercer a profissão regularmente.
Vale ressaltar que o registro profissional depende da aprovação em um Exame de Suficiência.
Esses são os maiores mitos e verdades sobre Ciências Contábeis, para você nunca mais esquecer e não ter mais dúvidas a respeito da graduação. Quer ficar ainda mais por dentro de tudo o que envolve a contabilidade?
Continue em nosso blog e saiba porque fazer uma segunda graduação como especialização profissional em 2022.