Conheça as Principais Profissões do Futuro

Carros voadores, teletransporte e tantas outras invenções mirabolantes: era assim que as pessoas pensavam que seria o século XXI. Pois bem, esse tal futuro já chegou, mas as inovações que dele nasceram são bem diferentes – e nossas prioridades também. Hoje, com os pés no chão, preferimos imaginar o que nos aguarda profissionalmente. Afinal, quais serão as profissões do futuro?

Na verdade, estamos falando de um futuro não tão distante. A velocidade com que as transformações acontecem nos coloca em novos contextos com tanta rapidez que, em um piscar de olhos, já tem algo novo para digerir.

A boa notícia é que às vezes você pode se antecipar às novidades, conhecendo algumas ocupações do futuro. Que tal encontrar seu caminho profissional agora mesmo? Continue com a gente e saiba quais profissões são promissoras para os próximos meses e anos!

As principais profissões do futuro e que já estão em alta hoje

Para falar de profissões do futuro, precisamos contextualizar o tempo em que vivemos, que muitos autores denominam como Revolução 4.0. De forma simplificada, este é o contexto em que a sociedade e as tecnologias atuais estão inseridas, influenciando diretamente a forma como o mercado financeiro se organiza, por isso, também empregamos o termo Indústria 4.0.

A Revolução 4.0 é muito marcada pelas conquistas do desenvolvimento científico, que podem ser facilmente vistas diariamente. Nos escritórios observamos ferramentas que englobam desde os trabalhos mais simples até os mais complexos. Também é possível pedir um almoço via aplicativo, fazer compras de praticamente qualquer natureza na web, usar alguns serviços de saúde online, entre tantas outras soluções.

Por outro lado, esse movimento cria a necessidade de novos conhecimentos e habilidades, não somente para operacionalizar plataformas, ao contrário. Liderança, gerenciamento, pensamento estratégico e os outros fatores humanos (empatia, boa comunicação, adaptabilidade, etc.) são as habilidades dos profissionais de sucesso do futuro.

Vamos, agora, falar sobre algumas das profissões:

1. Advocacia 4.0

O advogado 4.0 utiliza as melhores tendências jurídicas, métodos e recursos digitais no trabalho para melhorar a relação com seus clientes. Com a inteligência artificial, as atividades repetitivas são automatizadas, tornando o trabalho mais prático e possibilitando que o profissional se dedique ainda mais à resolução de problemas estratégicos.

Esse tipo de profissão também é marcada pela democratização do acesso à informação e à justiça, que ficou muito mais viável com a popularização da internet e dispositivos móveis. Por isso, não é raro vermos esses profissionais compartilhando conhecimentos nas redes sociais e sites.

2. Advocacia e LGPD

O advogado especialista em proteção de dados atua de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras normas pertinentes. Com uma visão ampla da legislação, o especialista trabalha para que as empresas e órgãos estejam em dia com essas leis.

Advogados especializados em LGPD têm grande importância para as organizações, visto que o não cumprimento do novo conjunto de regras leva a intercorrências, como altas multas e até mesmo proibição parcial ou total de ações que abrangem tratamento de dados.

3. Contabilidade 4.0

O setor financeiro é fundamental para o controle econômico das empresas, por isso, o gestor financeiro é um profissional requisitado na atualidade e continuará sendo no futuro. Ainda que existam softwares que realizam cálculos com precisão, a função do gestor também consiste na tomada de decisões, algo que a inteligência artificial ainda não pode fazer com tanta exatidão e estratégia em todos os contextos corporativos.

O profissional de contabilidade que atua no ramo corporativo é encarregado de gerenciar as finanças empresariais, definindo a destinação de recursos e analisando os indicadores para obter um parecer da saúde financeira do negócio. Ele pode ajudar, inclusive, na precificação de produtos e serviços.

Para tal, é possível recorrer a ferramentas tecnológicas que viabilizam o trabalho operacional e, assim, direcionar suas habilidades ao que for de natureza estratégica para melhor atender seus clientes.

A contabilidade 4.0 é tecnológica e, ao mesmo tempo, aproxima o contador do cliente, de modo que este pode receber orientações a respeito do seu montante.

4. Gestão de Criptoativos

As criptomoedas e criptoativos, em geral, permitem a realização de transações de compra e venda sem a intervenção de uma instituição financeira.

Embora ainda não existam regras específicas para os ativos digitais, as operações devem ser declaradas no Imposto de Renda tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. Isso é o que determina a Instrução Normativa RFB nº 1.888/2019, inclusive, sob risco de penalidades caso os ativos não constem na prestação de contas.

Cabe ao contador, portanto, instruir os executivos quanto a essa obrigatoriedade e as tributações, além de efetuar a declaração de acordo com a norma.

5. Contabilidade no Metaverso também é uma das profissões do futuro

Como bem se sabe, o advento de novos modelos de negócio potencializa a evolução das profissões. O cenário mais inovador que temos hoje é o do metaverso, que corresponde ao universo virtual onde acontecem interações sociais e de consumo.

E já que negócios são feitos no metaverso, a presença de profissionais de contabilidade nessa realidade paralela é indispensável. O contador, seja no ambiente digital ou físico, é a peça-chave para assegurar a gestão financeira inteligente de bens!

Com esses exemplos, podemos notar que muitas das profissões do futuro são, na verdade, inovações nas carreiras que já conhecemos. Também percebemos que algumas profissões sempre serão demandadas devido à sua importância para o funcionamento de um negócio.

Agora que você já tem uma ideia de quais carreiras estão em alta, veja também nossas 6 dicas para fazer sua graduação em 2022.

Compartilhe

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade

Últimas do Blog

Vale a Pena Fazer um Curso Superior?

Você certamente já ouviu aquela história de que não vale tanto a pena fazer um curso superior. Se você acredita nisso, fique alerta: seu futuro pode estar em perigo! Sabendo disso, nós, da Legale, preparamos este artigo com alguns pontos essenciais que você deve considerar para tirar suas conclusões sobre o assunto. Vem com a gente?

Leia Mais
Porque Fazer Uma Segunda Graduação Como Especialização Profissional em 2022

Concluir a graduação significa chegar ao fim de uma etapa, mas isso não quer dizer que a jornada de aprendizado e capacitação acabou. Que tal adotar a ideia de educação continuada e fazer uma segunda graduação como especialização profissional para complementar seu currículo? Aliás, quanto antes melhor. Já ouviu aquele ditado que diz “a melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos e a segunda melhor é agora”? Essa é a ideia!

Leia Mais
ESTUDANTE EM DÚVIDA QUANTO SUA GRADUAÇÃO
6 dicas para fazer sua graduação em 2022

Quer fazer uma graduação neste ano, mas ainda não sabe por onde começar a colocar seu plano em prática? De fato, escolher o curso ideal e a melhor instituição para estudar não é tão fácil.
Porém, existem diversas maneiras de analisar as opções e tomar uma decisão que atenda às suas necessidades. Afinal, uma das maneiras de iniciar a sua carreira é quando você ingressa no ensino superior, a base necessária para exercer a profissão. Então, quanto antes você começar essa jornada melhor, concorda?!
Se você precisa de uma ajuda para ingressar no curso superior em 2022, continue com a gente neste artigo!

Leia Mais
Skip to content