Importância da leitura: saiba como melhorar os seus estudos

Importância da Leitura

Desde pequenos, todos sabemos que ler é algo muito positivo. Isso é incentivado desde o início dos estudos, ainda na infância. Afinal, a importância da leitura é enorme, uma vez que ajuda a desenvolver habilidades de interpretação, concentração, vocabulário e mais. 

Os livros podem ser ferramentas acadêmicas e uma forma de relaxar ou de descobrir novos mundos sem sair do lugar. Em todos esses casos, ler faz muito bem. Continue conferindo este artigo para conhecer mais sobre os benefícios desse hábito!

 

Qual é a importância da leitura e seus benefícios? 

Ao longo de toda a vida, a leitura é fundamental para trabalhar aspectos como a criatividade, a atenção e a cognição. Além disso, também nos oferece um entretenimento saudável: mesmo quando lemos por lazer, estamos usufruindo de diversas vantagens. 

Veja quais são os principais benefícios da leitura

 

  • Diminui o estresse

A leitura requer um foco maior apenas no que se está lendo. Esse ato ajuda a afastar os pensamentos que causam ansiedade e estresse, acalmando e relaxando. 

  • Aprimora a saúde do cérebro

Segundo estudiosos, durante a leitura, o cérebro humano realiza mais sinapses, exercitando e fortalecendo a mente. O hábito de ler previne e retarda doenças degenerativas como o Alzheimer. 

  • Fortalece o pensamento crítico e analítico

Pensar de forma crítica é ser capaz de formular as próprias conclusões a partir de um conjunto de informações, e a leitura promove isso. Da mesma forma, incentiva a avaliação atenta dos fatos e dos personagens de uma história, beneficiando as habilidades analíticas. 

  • Melhora o vocabulário

Ler é a melhor forma de aprender palavras novas e ver como são usadas na prática. Quem lê muito terá o seu vocabulário expandido naturalmente, o que facilita a escrita, a compreensão e a argumentação. 

  • Favorece a interpretação de texto 

Ao se acostumar com a absorção de conteúdo textual, a interpretação é desenvolvida e praticada, se tornando cada vez mais intuitiva. Isso facilita os estudos, os diálogos do dia a dia e a absorção de informações. 

  • Desenvolve a concentração e a memória 

A leitura é uma ferramenta importante para manter e fortalecer a saúde do cérebro. As pessoas que leem com frequência exercitam a memória, se lembrando dos acontecimentos da trama e dos personagens, e também a concentração, ao manter o foco no texto. 

 

A importância da leitura na infância 

O ideal é começar cedo: crianças que adquirem o hábito da leitura continuarão lendo durante a vida adulta, usufruindo dos benefícios desde sempre, pois ela visa: 

  • Estimular a alfabetização;
  • Incentivar a imaginação e a criatividade;
  • Apresentar novos contextos culturais;
  • Ensinar a lidar com emoções e sentimentos. 

 

Importância da leitura para os estudos 

Quando pensamos em leitura e estudos, logo lembramos dos livros didáticos, dos materiais de apoio e das apostilas. E, claro, eles são essenciais para adquirir conhecimentos acadêmicos. 

Mas, a leitura de outros gêneros literários também promove uma melhora nos estudos. Ela desenvolve o foco e dá uma visão de mundo ampla. Quem lê muito, ao estudar um conteúdo novo, frequentemente já tem uma noção do assunto através de suas leituras. 

Ler também aprimora o ato de escrever. Afinal, ao ter contato com diferentes palavras e estilos de escrita, fica mais fácil produzir os seus próprios textos e montar frases coerentes. 

Por beneficiar a interpretação de informações, a leitura gera alunos autodidatas e independentes, capazes de compreender conceitos com destreza. 

Todos esses aspectos tornam o aprendizado mais eficiente e ajudam os alunos a encararem os estudos com tranquilidade. 

 

Como desenvolver o hábito de ler? 3 passos simples!

Agora que você já conhece os benefícios da leitura, veja 3 passos para inserir esse hábito em sua rotina: 

  • Comece devagar

Se você não consegue terminar um livro longo, comece por obras curtas, como contos. Outra boa dica é ler obras que foram adaptadas para o cinema: assista o filme e, se você gostar da história, leia o livro. Assim você já começa com uma noção da trama e dos personagens e sabe que a leitura vai lhe agradar. 

  • Organize leituras coletivas

Converse com amigos e colegas e crie um grupo de leitura. Escolham uma obra para ler em conjunto e definam uma data para encerrar o livro e comentar as suas impressões. Isso ajuda você a cumprir as suas metas de leitura. 

  • Aproveite cada minuto livre

Ao invés de ficar no celular em seus momentos de espera, como no transporte, num consultório ou antes da aula, leia. Leve sempre um livro com você e pratique a leitura em cada pausa ou veja algumas páginas antes de dormir.

 

A mágica da leitura: unindo lazer e estudos

Ler é definitivamente uma forma de entretenimento, que nos ajuda a relaxar, desligar dos problemas e nos divertir. Mas, também é um hábito extremamente benéfico para os estudantes. 

Quem lê livros por lazer também terá mais facilidade com os conteúdos didáticos. Além disso, o leitor adquire diversos conhecimentos e habilidades mesmo com leituras despretensiosas. 

 

Conheça a nossa biblioteca virtual

Aqui, na Legale, temos uma biblioteca online disponível para os nossos alunos. São milhares de obras em formato digital, e você também pode conhecer esse espaço virtual. Confira a nossa biblioteca digital!

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade