Retroatividade da lei penal mais benéfica no Código Penal
Lei penal mais benéfica retroage para alcançar fatos anteriores, beneficiando até condenados com sentença transitada em julgado. Lei mais severa nunca retroage.
A lei penal mais benéfica retroage para alcançar fatos anteriores à sua entrada em vigor, beneficiando até mesmo condenados com sentença transitada em julgado. Por outro lado, a lei mais severa jamais retroage: aplica-se apenas aos fatos praticados após sua vigência, respeitando a irretroatividade da lei penal mais gravosa.
O que diz o Código Penal sobre a retroatividade da lei mais benéfica?
O art. 2º do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940) estabelece que ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando a execução e os efeitos penais da sentença condenatória. Esse mesmo dispositivo assegura que a lei posterior que de qualquer modo favorecer o agente aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
Trata-se da consagração do princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica (lex mitior), desdobramento da própria garantia constitucional prevista no art. 5º, XL, da Constituição Federal. A lei pode retroagir quando beneficia o réu, mas jamais quando o prejudica — essa é a regra de ouro da aplicação da lei penal no tempo.
A cessação dos efeitos penais mencionada no caput do art. 2º alcança a condenação propriamente dita, os antecedentes e a reincidência. Já os efeitos extrapenais da condenação (civis, administrativos, tributários) permanecem intocados, porque não decorrem diretamente da norma penal, mas de outros ramos do direito.
Qual é o entendimento consolidado sobre a aplicação da lei mais benéfica?
O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça fixaram que a retroatividade da lei mais benéfica é direito fundamental do condenado, de aplicação automática e obrigatória. Não se trata de mera faculdade do julgador: identificada a lei mais favorável, o juiz da execução penal deve aplicá-la de ofício, independentemente de requerimento da defesa.
Quando a lei posterior for mista — trazendo aspectos favoráveis e desfavoráveis —, prevalece a orientação de que não se pode realizar uma combinação de leis (lex tertia). O juiz deve aplicar integralmente a lei mais benéfica, confrontando globalmente as duas legislações e escolhendo aquela que, no conjunto, for mais favorável ao réu. Esse entendimento, porém, comporta exceções em hipóteses específicas.
A Súmula 611 do STF determina que transitada em julgado a sentença condenatória, compete ao juízo das execuções a aplicação de lei mais benigna. Assim, não cabe à instância revisora alterar a pena com base em lei posterior mais favorável quando já houver trânsito em julgado — essa competência pertence ao juízo da execução penal.
Importante destacar que a jurisprudência consolidou que a norma penal em branco se torna mais benéfica quando seu complemento é alterado de modo favorável ao réu, desde que a mudança não decorra de mera oscilação conjuntural ou política de preços, mas de real modificação do conteúdo normativo.
Como a retroatividade da lei penal mais benéfica costuma cair na prova?
A pegadinha clássica envolve a confusão entre abolitio criminis e novatio legis in mellius. A abolitio criminis (art. 2º, caput, primeira parte, do CP) ocorre quando a lei posterior deixa de considerar o fato como crime — aqui, cessam a execução e todos os efeitos penais da condenação. Já a novatio legis in mellius (art. 2º, parágrafo único, do CP) acontece quando a lei posterior apenas beneficia o réu de algum modo (reduz pena, muda regime, etc.), mas o fato continua sendo crime — nesse caso, a condenação subsiste, apenas com as alterações mais favoráveis.
Outro ponto que derruba candidatos é a questão dos efeitos extrapenais. A banca costuma afirmar que, com a abolitio criminis, cessam também os efeitos civis da condenação, o que está errado. O art. 2º menciona expressamente que cessam apenas os efeitos penais. Os efeitos civis (como o dever de indenizar) permanecem, pois decorrem de outros ramos do direito.
A questão da combinação de leis também aparece frequentemente. A alternativa dirá que “o juiz pode combinar as partes mais favoráveis de cada lei”. A regra geral é que não se pode criar uma terceira lei (lex tertia), mas há exceção consolidada para crimes permanentes e continuados, quando é possível aplicar a lei mais favorável a cada período. Fique atento ao enunciado.
Por fim, cuidado com a competência para aplicar a lei mais benéfica após o trânsito em julgado: é do juízo da execução, não do tribunal que julgou a apelação. Questões costumam inverter essa lógica para confundir.
Perguntas frequentes
Lei temporária ou excepcional mais benéfica retroage?
Não. O art. 3º do Código Penal estabelece a ultratividade das leis temporárias e excepcionais: embora tenham vigência limitada no tempo, aplicam-se aos fatos praticados durante sua vigência mesmo depois de revogadas. Isso impede que a cessação da situação excepcional ou do prazo determinado beneficie quem cometeu crimes justamente no período de maior rigor. A regra da retroatividade benéfica não se aplica aqui.
Medida de segurança também se beneficia da lei penal mais benéfica?
Sim. A retroatividade da lei penal mais favorável alcança tanto as penas quanto as medidas de segurança, porque ambas são consequências jurídicas do crime. Se lei posterior trouxer condições mais favoráveis para a imposição, duração ou execução de medida de segurança, ela deve retroagir. O fundamento é o mesmo: ninguém pode ser prejudicado por lei posterior que agrave sua situação.
E se a lei nova for mais benéfica quanto à pena, mas mais severa quanto ao regime?
Deve-se aplicar integralmente uma das leis — aquela que, no conjunto, for mais favorável ao réu. O juiz não pode pegar a pena de uma lei e o regime de outra, criando uma terceira norma (proibição da lex tertia). A comparação é global: verifica-se qual legislação, aplicada por completo, resulta em maior benefício. Esse exame deve ser feito caso a caso, considerando as circunstâncias concretas.
Lei processual penal mais benéfica também retroage?
Não necessariamente. A lei processual penal segue o princípio da aplicação imediata (tempus regit actum): aplica-se aos processos em curso, respeitando apenas os atos já praticados. Não há, em regra processual, a mesma garantia de retroatividade benéfica que existe no direito penal material. Exceção se dá quando a norma processual tem conteúdo material, como as regras sobre prisão preventiva, que podem retroagir se favoráveis.
Pode haver retroatividade benéfica em norma penal em branco?
Sim, desde que o complemento normativo seja alterado de forma permanente e estrutural, não por mera oscilação conjuntural. Se o ato normativo complementar (portaria, resolução) modifica substancialmente o conteúdo da proibição, tornando a conduta atípica ou menos grave, a retroatividade opera. Mas se a mudança decorre apenas de variação de preços ou de política administrativa temporária, a jurisprudência entende que não há retroação.
OAB 1ª Fase: Curso Regular Preparatório – 48º Exame de Ordem — cobre todas as matérias da 1ª fase, do zero à revisão, no recorte do que a banca FGV cobra. Acesso imediato e garantia de 7 dias — em 10x de R$ 49,90.
Este artigo teve curadoria da equipe da Legale Educacional e foi produzido com apoio de inteligência artificial. As citações de lei e de artigos de código foram conferidas no texto oficial publicado pelo Planalto.
Continue lendo sobre o tema
Multa substitutiva de perdimento no Decreto-Lei 37/66 e Decreto
Multa substitutiva de perdimento prevista no Decreto-Lei 37/66 e regulamentada pelo Decreto 6.759/09 permite conversão de pena.
Ler artigoTribunal do Júri na prática: clemência, quesitos e ata
Tribunal do Júri na prática: o Tema 1.087 do STF e a clemência, a ordem dos quesitos, a ata, as nulidades de plenário e a escolha dos jurados.
Ler artigoExtorsão simples versus sequestro forjado: diferenças penais
Sequestro forjado configura extorsão simples (art. 158 CP), não extorsão mediante sequestro (art. 159 CP).
Ler artigoIncitação à violência religiosa na legislação penal brasileira
A condenação por incitação à violência religiosa exige prova de manifestação pública clara e intencional de atos violentos.
Ler artigo