Poder regulamentar e limites da delegação na Constituição Federal
A lei pode delegar ao regulamento a disciplina de aspectos técnicos ou procedimentais que não envolvam criação, modificação ou extinção de direitos e deveres. A Constituição Federal exige que toda imposição de obrigação ou restrição de direitos provenha de lei formal, mas admite que decretos regulamentem a lei sem inovar no ordenamento jurídico, conforme o art. 84, IV, da CF/88.
O que a Constituição Federal estabelece sobre o poder regulamentar?
O art. 84, inciso IV, da Constituição Federal de 1988 atribui ao Presidente da República a competência privativa para “sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução”. Esse dispositivo consagra o poder regulamentar como instrumento de execução da lei, não de criação originária de normas.
A delegação ao regulamento encontra limite no princípio da legalidade, previsto no art. 5º, II, da CF/88, segundo o qual “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Isso significa que somente a lei em sentido formal pode criar obrigações, proibições ou restrições a direitos.
O art. 49, V, da CF/88 reforça esse entendimento ao prever que compete ao Congresso Nacional “sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar”. Trata-se de controle político sobre eventuais abusos regulamentares.
Na esfera tributária, a exigência de lei formal é ainda mais rigorosa: o art. 150, I, da CF/88 veda à União, Estados, Distrito Federal e Municípios “exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça”. Aqui, a delegação regulamentar é praticamente inexistente quanto aos elementos essenciais do tributo.
Qual é o entendimento consolidado sobre os limites da delegação regulamentar?
O Supremo Tribunal Federal consolidou o entendimento de que o regulamento executivo (art. 84, IV, da CF/88) não pode inovar na ordem jurídica, devendo limitar-se a viabilizar a aplicação da lei. Cabe ao decreto apenas detalhar aspectos técnicos, operacionais ou procedimentais já previstos na norma legal.
O STF admite, excepcionalmente, os chamados “regulamentos autorizados”, quando a própria Constituição expressamente permite que determinada matéria seja disciplinada por decreto. É o caso do art. 84, VI, da CF/88, que autoriza o Presidente a dispor sobre organização e funcionamento da administração federal mediante decreto autônomo, desde que não implique aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos.
A jurisprudência também reconhece que leis podem conferir margem de disciplina técnica a regulamentos, desde que os critérios essenciais estejam previamente definidos em lei. Essa técnica é comum em matérias de forte conteúdo técnico, como agências reguladoras, mas sempre respeitando os parâmetros legais.
Em matéria tributária, o entendimento é ainda mais restritivo. O STF já decidiu que mesmo a fixação de alíquotas e prazos de recolhimento exige previsão legal, ressalvadas as hipóteses constitucionais expressas de delegação, como a do art. 153, §1º, da CF/88, que permite ao Executivo alterar alíquotas de certos impostos federais.
Como isso costuma cair na prova do Exame de Ordem?
A pegadinha clássica consiste em apresentar situações onde o decreto parece apenas “regulamentar” a lei, mas, na verdade, inova ao criar obrigação não prevista no texto legal. A banca costuma descrever um decreto que estabelece requisitos, prazos ou condições não previstos em lei e perguntar se há vício de inconstitucionalidade.
Outra armadilha frequente é confundir o regulamento executivo (art. 84, IV) com o decreto autônomo (art. 84, VI). O primeiro depende de lei anterior para regulamentar; o segundo atua em espaço próprio delimitado pela Constituição, mas com campo de incidência restrito a organização administrativa sem aumento de despesa.
A FGV costuma cobrar a distinção entre delegar “a execução” da lei e delegar “a criação” de direitos e deveres. Uma alternativa que diga que o decreto pode “complementar a lei criando novas obrigações acessórias necessárias à efetividade da norma” é tipicamente incorreta, porque qualquer obrigação nova exige lei formal.
Em questões de Direito Tributário, o detalhe que decide é saber quais elementos do tributo podem ser modificados por ato do Executivo. A banca apresenta casos de alteração de alíquota de II, IE, IPI ou IOF (permitida pelo art. 153, §1º, CF/88) e contrasta com tentativa de fazer o mesmo com ICMS ou ISS (vedado).
Perguntas frequentes
O decreto regulamentar pode criar obrigações acessórias que não estavam expressamente previstas na lei?
Não, se a obrigação for nova. O decreto pode apenas especificar o modo de cumprimento de obrigações já criadas pela lei, detalhando aspectos operacionais ou técnicos. Criar obrigação, ainda que acessória, sem previsão legal viola o princípio da legalidade do art. 5º, II, da CF/88 e caracteriza excesso de poder regulamentar.
Qual a diferença entre decreto regulamentar e decreto autônomo para fins de prova?
O decreto regulamentar (art. 84, IV, CF/88) pressupõe lei anterior e serve para executá-la, sem inovar. O decreto autônomo (art. 84, VI, CF/88) dispensa lei prévia, mas só pode versar sobre organização e funcionamento da administração federal, sem aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos, ou sobre extinção de funções ou cargos vagos.
A lei pode autorizar expressamente que o decreto discipline determinada matéria com maior liberdade?
Sim, desde que a lei fixe os parâmetros, diretrizes e limites dessa disciplina. É o que ocorre, por exemplo, com as resoluções de agências reguladoras: a lei cria a moldura normativa e autoriza a regulamentação técnica. Mas a lei não pode delegar ao regulamento a definição de elementos essenciais de direitos e obrigações, sob pena de violar a reserva de lei.
Em matéria tributária, o Executivo pode alterar alíquotas de qualquer tributo por decreto?
Não. Apenas os tributos expressamente indicados no art. 153, §1º, da CF/88 (II, IE, IPI e IOF) podem ter suas alíquotas alteradas por ato do Poder Executivo, observadas as condições e limites estabelecidos em lei. Para os demais tributos, qualquer alteração de alíquota exige lei formal, em respeito ao princípio da legalidade tributária do art. 150, I, da CF/88.
Se o decreto extrapola os limites da lei, qual é o controle cabível?
O Congresso Nacional pode sustar o ato normativo que exorbite do poder regulamentar, conforme o art. 49, V, da CF/88. Além disso, cabe controle judicial de constitucionalidade e legalidade do decreto, seja por ação direta de inconstitucionalidade, seja por ações individuais. O decreto ilegal pode ser anulado, não produzindo efeitos desde sua origem.
OAB 1ª Fase: Curso Regular Preparatório – 48º Exame de Ordem — cobre todas as matérias da 1ª fase, do zero à revisão, no recorte do que a banca FGV cobra. Acesso imediato e garantia de 7 dias — em 10x de R$ 49,90.
Este artigo teve curadoria da equipe da Legale Educacional e foi produzido com apoio de inteligência artificial. As citações de lei e de artigos de código foram conferidas no texto oficial publicado pelo Planalto.