Oportunidades de trabalho fora do Brasil para formados nas áreas de finanças

Muitos profissionais, de todas as áreas possíveis, gostariam de ter oportunidades de trabalho fora do Brasil. Pode ser pelo desejo de morar em um país estrangeiro, por acreditar em melhores oportunidades, pela possibilidade de remuneração mais alta, enfim, os motivos são variados e pessoais. Se você faz parte desse grupo de pessoas, saiba que existem oportunidades reais em outros países, inclusive para quem possui graduação em Contabilidade. E como já era de se esperar, o processo para trabalhar fora é burocrático. Mas, se esse for realmente o seu sonho, é certo que vale a pena! Leia este artigo e entenda o contexto do mercado nacional e internacional, com foco no Canadá e em Portugal.

Empregabilidade no Brasil

A Contabilidade no Brasil é uma área repleta de possibilidades, tanto pela gama de ramos de atuação quanto pelo nível de empregabilidade. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de empregabilidade para contabilistas no país já chegou a mais de 90%. Este é um dado realmente significativo, o qual promove maior segurança para os profissionais brasileiros de Ciências Contábeis. Além disso, potencializa o interesse daqueles que pretendem fazer uma graduação na área. Inclusive, os estudantes também têm boas oportunidades mesmo durante o curso. O estágio em Contabilidade não é um requisito pelos órgãos reguladores, como Ministério da Educação (MEC) e Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Porém, é um meio de obter experiência profissional desde a graduação e, assim, começar a compor um bom currículo. As próprias instituições de ensino podem estimular a inserção no mercado de trabalho, por meio de uma abordagem que combine a teoria e o contato com as práticas da profissão. Com isso, o aluno e futuro profissional já se prepara para atuar no Brasil ou fora dele. Embora a chances de conseguir um emprego em nosso país sejam altas, há quem prefira buscar por oportunidades de trabalho fora do Brasil. Falaremos, mais adiante, sobre dois países com um mercado contábil favorável. Mas antes, conheça quais são as possibilidades de atuação para um contabilista.

Áreas de atuação para o Contador

Quem possui diploma de Contabilidade pode trabalhar em escritórios, na indústria, no comércio, em órgãos públicos ou como autônomo. Sua função não se resume ao gerenciamento de contas, já que existem várias áreas de atuação para o contador. Veja algumas delas:
  1. Analista Financeiro;
  2. Perito Contábil;
  3. Controller;
  4. Consultor;
  5. Auditor;
  6. Gerente Financeiro;
  7. Consultor trabalhista e Previdenciário;
Entre outras. Agora vamos ao que mais interessa: as oportunidades de trabalho fora do Brasil.

Mercado de trabalho para Contabilidade no Canadá

Um dos países que se destaca no quesito Contabilidade no exterior é o Canadá. Inclusive, a quantidade de estrangeiros que desejam migrar para o país é enorme, atraídos pelo custo de vida, pela ótima segurança pública e outros fatores. E, sim, há oportunidades de emprego para profissionais de Contabilidade no Canadá, já que há um desenvolvimento econômico em curso no país. A profissão é bem remunerada, com salários que podem chegar a mais de 100 mil dólares canadenses ao ano. O primeiro ponto importante para quem deseja emigrar para trabalhar no Canadá é, certamente, o domínio de uma das línguas oficiais do país: inglês ou francês. Além disso, para quem é formado em Ciências Contábeis por instituições brasileiras, é preciso:
  • Obter o visto de trabalho no país;
  • Validar o diploma junto ao órgão regulador da província em que deseja trabalhar;
  • Comprovar experiência de 2 anos e meio de atuação na área.

Conheça os programas para trabalhar no Canadá

Uma das formas de atuar profissionalmente no país é por meio do Express Entry. Trata-se de um programa de recrutamento do governo canadense baseado em um sistema de pontos para trabalhadores qualificados. Outro caminho é através da Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA). O documento é apresentado ao governo como uma comprovação de que você, como trabalhador estrangeiro, deve ocupar determinado cargo no país. Também existem cursos preparatórios específicos para contadores que desejam atuar no Canadá. Um deles é o Professional Education Program (CPA PEP), que fornece a credencial para exercer a profissão no país. E, caso os requisitos não sejam cumpridos no ato de avaliação do diploma, é preciso fazer o CPA PREP antes do CPA PEP.

Mercado de trabalho para Contabilidade em Portugal

Saindo da América e indo para o contexto Europeu, outro país onde o contabilista tem chances de se dar bem é em Portugal. Em comparação com o Canadá, lá existe a vantagem de que o idioma é o mesmo que o nosso, não havendo necessidade de ter proficiência em uma língua estrangeira. Inclusive, muitos profissionais vinculados às Ciências Contábeis estão em falta na Europa. Controller de gestão, Diretor Financeiro e Auditor interno são alguns exemplos. A busca por profissionais estrangeiros parte de interesses específicos, como o idioma e o conhecimento da legislação do país de origem, por exemplo. Outro motivo é a migração que acontece entre países da Europa, onde os profissionais locais mudam para países com melhores oportunidades. No entanto, há duas atividades contábeis reguladas por Lei em Portugal:
  1. Contabilistas Certificados (CC): representados pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), estes profissionais se encarregam das contabilidades de empresas ou de outras entidades.
  2. Revisores Oficiais de Contas (ROC) / Auditores: representados pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC), estes profissionais são responsáveis por funções de auditoria de empresas ou de outras entidades.
O processo para trabalhar com Contabilidade em Portugal é semelhante ao do Canadá, sendo necessário:
  • Obter o visto para trabalhar no país;
  • Validar o diploma junto a organizações especializadas.
Quanto à remuneração, a média salarial do contabilista em Portugal é de, aproximadamente, €1.200 mensais, podendo chegar a mais de €30 mil ao ano.

Conheça os programas para trabalhar em Portugal

Existem 3 principais modalidades de visto de trabalho em Portugal: D1: o visto tradicional é voltado para a atividade profissional subordinada, e é preciso já ter um contrato de trabalho vinculado ao país para obtê-lo; D2: destinado à atividade profissional independente, como prestadores de serviços, freelancers e empreendedores; D3: específico para atividade profissional altamente qualificada para profissionais que tenham contrato com alguma empresa ou universidade portuguesa. Com o intuito de fomentar o mercado de trabalho e o repovoamento em regiões do interior de Portugal, foi criado um programa governamental chamado “Emprego Interior MAIS”. O incentivo teve início em 2021 e é válido até 2023. No entanto, não é uma iniciativa de contratação de trabalhadores estrangeiros. Trata-se de um incentivo financeiro para que autônomos, empresários e profissionais em regime de home office possam povoar o território interiorano. O programa vale tanto para estrangeiros, incluindo brasileiros, quanto para portugueses que queiram regressar ao país. Deu para notar que há boas oportunidades no Brasil, assim como há oportunidades de trabalho fora do Brasil para pessoas que se formam nas áreas de finanças. Portanto, cursar contabilidade é uma ótima opção para quem já se imagina trabalhando nacional ou internacionalmente. Ainda está em dúvida? Veja se vale a pena fazer curso superior!

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade