Vale a Pena Fazer um Curso Superior?

Você certamente já ouviu aquela história de que não vale tanto a pena fazer um curso superior. Se você acredita nisso, fique alerta: seu futuro pode estar em perigo! Sabendo disso, nós, da Legale, preparamos este artigo com alguns pontos essenciais que você deve considerar para tirar suas conclusões sobre o assunto. Vem com a gente?

MENTIRAS QUE TE CONTARAM SOBRE CURSO SUPERIOR:

Quem nunca fez um curso superior talvez não tenha uma noção concreta de como é a vivência em uma universidade. É nessas horas que o senso comum fala mais alto, levando a crenças que podem ser facilmente desmistificadas.

Aquela ideia de que a “faculdade é só festa” é um dos maiores mitos que já ouvimos. De fato, há muitos eventos, festivos e não festivos, relacionados ao ambiente acadêmico. 

Acontece que os estudantes realmente dedicados à graduação não são frequentadores assíduos de festas ao longo da semana, já que sua rotina de estudos exige comprometimento dentro e fora da faculdade. Isso não quer dizer que os alunos não possam festejar, contanto que encontrem equilíbrio entre suas tarefas e seus momentos de lazer.

Outras histórias típicas que nos contam é a de grandes empreendedores que largaram a faculdade, sempre usada para ilustrar — erroneamente — que diploma não faz diferença. É o caso de Steve Jobs (Apple), Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook), Sílvio Santos (SBT) e muitos outros.

Não há como negar que esses empresários foram bem-sucedidos, por mais que tenham abandonado os estudos. Porém, da mesma forma que o diploma não é uma garantia de emprego, não há nada que assegure o êxito de quem opta por não estudar.

Aliás, algumas profissões têm a formação superior como pré-requisito, como no caso da Contabilidade e da Advocacia.

Por que fazer um curso superior é uma decisão inteligente?

Conheça 4 motivos:

Eis a questão: fazer ou não um curso superior? Bom, listamos algumas vantagens da graduação e então você terá a resposta. Confira!

1. VOCÊ PODE ESCOLHER A SUA FORMAÇÃO

Passados os anos de ensino fundamental e médio, finalmente chega o momento de você escolher seu próprio caminho. Muitas pessoas já sabem no que querem se formar, mas outras recorrem a testes vocacionais e também há aquelas que seguem tradições familiares de profissão.

Seja qual for o caso, você tem a liberdade para eleger o curso de graduação que mais lhe atrai. Nem sempre a escolha será certa de primeira, e tudo bem se você decidir mudar de área. Mas, em relação a isso, atenção: não deixe que alguns pequenos empecilhos, como disciplinas que você não gosta tanto na grade curricular do curso escolhido, te façam trocar de graduação. Há critérios maiores quando pensamos na escolha de uma carreira.

2. NO CURSO SUPERIOR VOCÊ CONHECERÁ PESSOAS ESTRATÉGICAS

O ambiente acadêmico é repleto de oportunidades, entre elas, a de fazer amizades e/ou contatos profissionais. Aqui vale pegar como exemplo alguns dos grandes empresários citados anteriormente.

O primeiro projeto do Facebook foi fruto de uma parceria entre Zuckerberg e colegas da Universidade de Harvard. Bill Gates fundou a Microsoft junto a alguns sócios, e um deles foi seu colega durante a fase universitária.

Definitivamente, a faculdade contribui muito para seu networking, seja com colegas ou professores com os quais você pode desenvolver projetos e parcerias, ou mesmo por meio de eventos acadêmicos que possam te render mais visibilidade.

3. O FOCO É O SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL…

Este é o principal objetivo do curso superior e a sua carreira começa a ser construída desde o seu ingresso na universidade.

Inclusive, existem faculdades que já preparam os estudantes para o mercado de trabalho, como a Legale Educacional. Dessa forma, o desenvolvimento profissional é ainda mais acentuado, ocorrendo por projetos de pesquisa, estágios e outras atividades práticas.

4. … MAS VOCÊ TAMBÉM SE DESENVOLVE COMO PESSOA!

Os estudantes universitários também se beneficiam da evolução pessoal, afinal, estão inseridos em um meio capaz de expandir os horizontes e impulsionar mudanças internas.

Podemos dizer, por exemplo, que a variedade de opiniões no ambiente acadêmico promove debates construtivos e convida a reflexões importantes. É assim que o aluno sai da sua “bolha” e convive com realidades distintas da sua.

As atividades realizadas na faculdade também contribuem para o crescimento pessoal, pois o estudante desenvolve habilidades de comunicação, trabalho em equipe, resiliência e tantas outras.

4 diferenciais que você deve buscar em uma universidade

Após entender os benefícios de realizar um curso superior, o melhor a se fazer é já começar a conhecer as universidades à sua disposição. Você sabe o que não pode faltar em uma boa faculdade? Veja a seguir!

1. APROVAÇÃO DO MEC

O Ministério da Educação (MEC) é responsável por avaliar a qualidade de cursos e instituições de ensino. Ou seja, a regularidade dos cursos depende da aprovação do órgão governamental.

Para obter tais informações, basta acessar o site do MEC e consultar a instituição de ensino que você almeja. A Faculdade Legale, atualmente, possui credenciamento para exercer as modalidades Presencial e EAD da graduação em Ciências Contábeis.

2. CORPO DOCENTE QUALIFICADO

Professores bem qualificados capacitam os melhores profissionais do futuro. Ao escolher uma universidade, faça uma pesquisa sobre o corpo docente, observando o currículo dos professores e suas experiências profissionais fora de sala de aula.

Atente-se também aos títulos dos professores: veja se eles possuem mestrado e/ou doutorado, como os docentes da Legale.

3. MATRIZ CURRICULAR COMPLETA E ATUALIZADA

Conteúdos atualizados são um diferencial de boas universidades. Além disso, embora a grade seja variável de uma instituição para outra, ela deve ser composta pelas matérias definidas pelo MEC nas Diretrizes Nacionais Curriculares.

Uma característica especial da Legale é que os alunos podem escolher sua ênfase de formação a partir do 6º semestre e aprofundar seus estudos nas áreas que mais despertam seus interesses.

4. MODALIDADES DE ENSINO

Por fim, se a faculdade oferece diferentes modalidades de ensino com a mesma qualidade, você tem mais liberdade de optar pelo formato que melhor lhe atende. Na Legale, tanto o curso presencial quanto o EAD são aprovados pelo MEC e ambos oferecem ensino de qualidade.

Fazer um curso superior pode parecer uma escolha difícil, a princípio, mas garantimos que essa será uma das melhores decisões da sua vida. Aliás, aproveite sua visita ao nosso blog e confira também o nosso artigo sobre as principais profissões do futuro (e do presente).

Compartilhe

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade

Últimas do Blog

Skip to content