Gestão de escritório de advocacia: 9 dicas valiosas!

gestão de escritório de advocacia

Assim como em qualquer outro negócio, a parte administrativa do trabalho de um advogado é fundamental para que tudo corra bem, garantindo uma rotina organizada e eficiente. Por isso, a gestão de escritório de advocacia deve ser uma prioridade

Porém, muitos profissionais têm dúvidas sobre como fazer essa atividade da melhor forma. Pensando nisso, preparamos esse artigo com dicas para ter uma ótima gestão em seu escritório. Continue lendo! 

 

O que é gestão de escritório de advocacia?

Gestão significa a administração de pessoas, estratégias, processos e finanças de um estabelecimento. Portanto, a gestão de escritórios de advocacia aplica esse conceito no ramo do direito. 

O trabalho da liderança, ou seja dos gestores, é elaborar as metas e as ações para atingir os objetivos desejados, com a função de controlar e direcionar o trabalho, para garantir que tudo corra bem, de acordo com a legislação, satisfazendo os clientes e alavancando o crescimento da empresa.  

 

Como deve ser a gestão de escritório de advocacia: 9 dicas essenciais 

A área de gestão reúne diversos fatores e tarefas, que, juntos, levam a uma execução do trabalho mais fluida e otimizada, além de oferecer uma saúde financeira adequada e elaborar estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Veja as nossas nove dicas valiosas para ter uma gestão eficiente: 

1- Automatize tarefas 

As ações repetitivas do dia a dia podem ser feitas de forma tecnológica e automática, para aumentar a produtividade e diminuir os riscos de erro. Procure por softwares próprios para a área jurídica, que ajudem na criação de peças, no controle de prazos e mais.

2- Conte com uma metodologia estratégica

O seu escritório deve ter um planejamento estratégico, e a melhor forma de elaborar os objetivos é contando com o método SMART: specific (específico), measurable (mensurável), achievable (alcançável), relevant (relevante) e time sensitiva (com um prazo definido). Essas palavras são as principais características que cada meta deve ter, ajudando a criar alvos reais que fazem sentido. 

3- Tenha um fluxo de caixa 

Controlar as entradas e saídas é essencial para manter as finanças em dia. Mantenha um controle sempre atualizado, com as contas a pagar, os valores a receber, e todas as movimentações financeiras. 

4- Separe finanças pessoais e da empresa

Misturar os rendimentos e gastos pessoais com os do negócio atrapalha a gestão financeira do escritório e também dificulta a compreensão de quanto o negócio realmente está rendendo. Mantenha as contas separadas, proporcionando o pró-labore para os sócios da forma correta. 

5- Precifique corretamente

Aprenda a precificar os seus honorários da forma certa, considerando os custos para o trabalho e o tempo gasto. Também é importante pesquisar quanto os seus concorrentes e colegas estão cobrando, para entender qual é o padrão do mercado. 

6- Reduza gastos desnecessários 

Avaliando o seu fluxo de caixa, identifique quais despesas são importantes e quais são supérfluas, podendo ser reduzidas ou cortadas. Fazer essa análise de tempos em tempos é fundamental para a saúde financeira.

7- Tenha um contador

Um profissional especializado irá ajudar você a organizar ainda mais os seus gastos, reduzindo o risco de erros tributários e aumentando a economia.

8- Prepare uma reserva para emergências

Crises podem acontecer a qualquer momento, portanto, esteja sempre prevenido, reservando recursos para momentos de instabilidade. 

9- Invista em marketing

Esse não é um custo supérfluo. Se o seu desejo é que o seu escritório continue crescendo, contrate profissionais especializados em marketing para advocacia, que vão criar estratégias para atrair ainda mais clientes. 

 

3 problemas vs 3 soluções para a gestão de escritórios de advocacia

Veja algumas das dificuldades mais comuns em escritórios de advocacia e como resolvê-las! 

  • Falta de controle sobre o que acontece no escritório

Em negócios maiores, os sócios podem acabar perdendo a visão de tudo o que acontece em seu empreendimento. Com isso, fica difícil acompanhar o andamento de cada tarefa e prazos podem ser perdidos.

Solução: contar com softwares para gestão, próprios para o dia a dia jurídico, é uma forma de centralizar todas as informações em um só lugar, facilitando o acesso. Além disso, quem está em posição de liderança pode e deve preparar outros profissionais para fazerem as tarefas mais básicas, delegando um pouco de sua carga e se preocupando apenas em gerenciar tudo.

 

  • Crescimento sem qualidade 

Quando uma empresa começa a crescer muito, é comum que o nível do seu trabalho baixe, por não conseguir suprir a nova demanda com o mesmo cuidado de antes. 

Solução: defina padrões para todos os processos, que devem ser seguidos à risca, e capacite a equipe para realizá-los. Assim, o mesmo critério de qualidade será mantido em todos os casos.  

 

  • Falta de relacionamento com o cliente 

Qualquer cliente gosta de estar por dentro do andamento de seu processo, e uma gestão desorganizada dificulta muito essa comunicação. 

Solução: é importante manter a proximidade com o cliente, para que ele fique satisfeito e também volte e recomende o seu trabalho. A melhor forma de fazer isso é tendo o relacionamento como uma prioridade estratégica. Crie um fluxo de processos para atualizar os consumidores e mantenha os dados de todos sempre atualizados e à disposição. 

 

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