Direitos processuais das partes nos arts. 7º a 11 do CPC 2015
Acesso ao tribunal e direitos processuais disciplinados nos arts. 7º a 11 do CPC 2015: isonomia, contraditório, publicidade e ampla defesa.
O acesso ao tribunal e os direitos processuais das partes estão disciplinados nos arts. 7º a 11 do Código de Processo Civil de 2015, que garantem direito de ação, ampla defesa, publicidade e participação efetiva na formação das decisões judiciais. A FGV costuma cobrar as garantias previstas nesses dispositivos, exigindo domínio da literalidade.
O que o Código de Processo Civil garante às partes no processo?
O art. 7º do CPC estabelece que é assegurado às partes paridade de tratamento em relação ao exercício de direitos e faculdades processuais, aos meios de defesa, aos ônus, aos deveres e à aplicação de sanções processuais. Esse dispositivo consagra o princípio da isonomia processual, impedindo que o juiz trate de forma discriminatória qualquer das partes.
O art. 8º do CPC determina que ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz atenderá aos fins sociais e às exigências do bem comum, resguardando e promovendo a dignidade da pessoa humana e observando a proporcionalidade, a razoabilidade, a legalidade, a publicidade e a eficiência. Esse artigo vincula o juiz a princípios fundamentais na interpretação das normas processuais.
O art. 9º do CPC veda a prolação de decisão contra uma das partes sem que ela seja previamente ouvida. Esse dispositivo consagra o princípio do contraditório, exigindo que o juiz dialogue com as partes antes de decidir, especialmente em questões cognoscíveis de ofício. A exceção são as tutelas de urgência e a hipótese de revelia.
O art. 10 do CPC proíbe o juiz de decidir com fundamento que não tenha sido objeto de manifestação das partes, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício. Esse artigo complementa o contraditório e é um dos mais cobrados nas provas.
Qual é o entendimento consolidado sobre a aplicação desses direitos?
A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidou que o art. 10 do CPC impõe o contraditório prévio mesmo sobre questões de ordem pública. O STJ já decidiu que a inobservância do dever de consulta configura nulidade processual, afastando a aplicação da teoria da causa madura quando o tribunal conhece de questão não debatida pelas partes nas instâncias anteriores.
O Enunciado 2 do Fórum Permanente de Processualistas Civis esclarece que a regra do art. 10 aplica-se tanto às questões de fato quanto às de direito, abrangendo inclusive aquelas cognoscíveis de ofício. Já o Enunciado 6 do mesmo Fórum afirma que o contraditório prévio não dispensa o juiz de fundamentar suas decisões.
Quanto ao art. 9º, o STJ entende que a decisão-surpresa viola o contraditório e gera nulidade, devendo ser decretada de ofício ou a requerimento da parte prejudicada. A jurisprudência também reconhece que o contraditório diferido (posterior) só se justifica em situações excepcionais, como nas tutelas de urgência concedidas inaudita altera parte.
O direito à publicidade dos atos processuais, previsto no art. 11 do CPC, comporta limitações quando houver interesse público ou intimidade das partes. O STJ admite segredo de justiça nas hipóteses legais, resguardando direitos fundamentais sem violar a garantia de acesso à justiça.
Como isso costuma cair na prova da OAB?
A pegadinha clássica envolve a distinção entre os arts. 9º e 10 do CPC. A banca apresenta situações em que o juiz decide de ofício sobre matéria de ordem pública sem ouvir as partes. O candidato precisa identificar se houve decisão “contra” uma parte (art. 9º) ou decisão com fundamento não debatido (art. 10). Ambos exigem contraditório prévio, mas a redação dos dispositivos é diferente.
Outra armadilha frequente é afirmar que o juiz pode decidir questões de ordem pública sem ouvir as partes, invocando o poder de iniciativa oficial. Essa assertiva está errada após o CPC/2015. Mesmo que a matéria seja de conhecimento ex officio, o art. 10 exige prévia manifestação das partes sobre o fundamento da decisão.
A FGV também costuma confundir os candidatos com alternativas que invertem a regra e a exceção. Por exemplo: afirmar que o contraditório diferido é a regra nas tutelas de urgência. Na verdade, a regra é o contraditório prévio (art. 9º); o diferido é excepcional, aplicável apenas quando a oitiva prévia puder inviabilizar a efetividade da medida.
Questões sobre paridade de tratamento (art. 7º) aparecem disfarçadas em situações concretas: o juiz concede prazo maior para uma parte sem justificativa ou aplica sanção desproporcional. O candidato deve identificar a violação ao princípio da isonomia processual, que impede tratamento discriminatório injustificado entre os litigantes.
Perguntas frequentes
O juiz pode decidir de ofício sobre prescrição sem ouvir as partes?
Não, ainda que a prescrição seja matéria de ordem pública cognoscível de ofício (art. 487, II, e art. 332, §1º, ambos do CPC), o art. 10 exige que as partes sejam previamente ouvidas sobre o fundamento antes da decisão. A inobservância do contraditório gera nulidade.
O art. 9º do CPC se aplica às tutelas de urgência?
Sim, mas com ressalva. A regra é o contraditório prévio, porém o próprio art. 9º prevê que nas tutelas de urgência a oitiva pode ser diferida (posterior) quando a prévia comunicação puder tornar ineficaz a medida. O contraditório diferido é excepcional e deve ser justificado.
Paridade de tratamento significa prazos sempre iguais para as partes?
Não necessariamente. O art. 7º do CPC assegura paridade, mas o próprio Código prevê prazos diferenciados para Fazenda Pública e Ministério Público (art. 183). A isonomia processual admite tratamento desigual quando há justificativa legal razoável, respeitando a isonomia material.
A decisão baseada em fundamento discutido só com uma das partes é válida?
Não. O art. 10 do CPC exige que ambas as partestenham oportunidade de se manifestar sobre qualquer fundamento, ainda que de ordem pública. Se apenas uma parte foi ouvida, há violação ao contraditório bilateral, configurando nulidade processual por cerceamento de defesa.
O juiz pode indeferir a inicial por falta de pressupostos sem ouvir o autor?
Em regra, não. O art. 321 do CPC determina que o juiz, ao constatar vício sanável, conceda prazo para emenda da petição inicial antes de indeferir. Essa determinação dialoga com o art. 10, garantindo ao autor a oportunidade de corrigir o defeito antes da decisão desfavorável definitiva.
OAB 1ª Fase: Curso Regular Preparatório – 48º Exame de Ordem — cobre todas as matérias da 1ª fase, do zero à revisão, no recorte do que a banca FGV cobra. Acesso imediato e garantia de 7 dias — em 10x de R$ 49,90.
Fontes
- Pauta sugerida pela cobertura de: ConJur
Este artigo teve curadoria da equipe da Legale Educacional e foi produzido com apoio de inteligência artificial. As citações de lei e de artigos de código foram conferidas no texto oficial publicado pelo Planalto.