Ciências Contábeis: O Que Estuda, Como é O Curso e Para Quem é Indicada

Pretende começar uma graduação na área de finanças? É hora de conhecer um dos principais cursos desse ramo e entender como é a graduação em Ciências Contábeis e o que se estuda.

O contador é o profissional encarregado de acompanhar todas as atividades financeiras de uma organização ou de uma pessoa física. Ele controla os gastos, despesas, fluxo de caixa, investimentos e afins.

Para saber mais sobre o curso que forma contadores, continue acompanhando este artigo!

O que se estuda na Graduação de Ciências Contábeis

O curso superior de Contabilidade possui uma grade curricular abrangente, com matérias relacionadas à Economia, Direito, Matemática e Administração. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, do Ministério da Educação (MEC), as disciplinas da graduação em contábeis devem ser distribuídas em três eixos:

  • Básico
  • Profissional
  • Teórico-Prático

Dentro disso, a graduação se organiza em algumas disciplinas. Conheça agora as principais matérias que se estuda em Ciências Contábeis:

  • Teoria Econômica
  • Teoria da Administração
  • Matemática Financeira
  • Estatística
  • Administração Financeira
  • Direito Tributário
  • Direito Empresarial
  • Contabilidade Avançada
  • Contabilidade Comercial
  • Contabilidade Gerencial
  • Custos
  • Mercado Financeiro
  • Perícia Contábil
  • Controladoria

Para quem a área é indicada?

Pessoas que gostam de trabalhar com números certamente se darão bem na graduação em Ciências Contábeis. Porém, embora o curso e a profissão envolvam muita matemática, você pode ingressar na área mesmo que tenha dificuldade com os números.

Afinal, é completamente viável desenvolver habilidades antes do início da formação, através de estudos por conta própria ou de um curso particular. Algumas faculdades oferecem nivelamento para que os alunos superem obstáculos relacionados à matemática.

É fundamental que o estudante e futuro profissional de contabilidade preze pela organização. Isso porque o trabalho do contador envolve um grande volume de informações e dados que devem ser ordenados e processados com cautela.

Por esse mesmo motivo, é necessário ser uma pessoa ética e responsável. Além disso, é preciso ter proatividade para buscar conhecimento de forma contínua. Um profissional atualizado, que está inteirado das tendências do mercado contábil, se destaca no mundo do trabalho.

E aí, você se identifica com esse perfil? A seguir, veja um pouco mais sobre a graduação em Contábeis.

Como é a graduação?

Já falamos um pouco sobre o curso de Ciências Contábeis e o que se estuda, agora, vamos aprofundar nos pontos mais importantes da graduação. Continue com a gente!

Quanto tempo dura o curso?

O curso superior de Contabilidade tem duração média de 4 anos. As disciplinas são distribuídas ao longo de 8 semestres, incluindo projetos de extensão e atividades complementares.

Qual é o tipo de formação?

A pessoa que se forma em Contabilidade recebe o grau de bacharel. Para as instituições de ensino, é opcional a exigência do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como requisito para obtenção do título.

O MEC estabelece que o TCC pode ser uma monografia, um projeto de iniciação científica ou projetos focados nos segmentos teórico-prático e profissional.

O curso superior de Contábeis capacita o aluno como contador generalista, mas há faculdades, como a Legale, que oferecem a possibilidade de ênfase de formação. Dessa forma, o estudante pode escolher uma área para ser seu foco nos últimos semestres. Sua ênfase pode ser no mercado financeiro, na contabilidade digital, na controladoria internacional, entre outras.

Quais são as especialidades possíveis?

As opções de carreira em Contabilidade são diversas. Além de poder atuar como contador ou consultor, por exemplo, o contabilista tem a possibilidade de aprofundar-se em uma área específica por meio de uma pós-graduação.

Entre as possíveis especializações, podemos citar a Auditoria e Perícia Contábil, a Controladoria, a Contabilidade Pública e a Contabilidade Fiscal e Tributária.

E depois, como se inserir no mercado de trabalho?

O primeiro passo a ser dado após a conclusão do curso de Ciências Contábeis é realizar o exame de suficiência. A prova, aplicada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), corresponde a um critério obrigatório para que a pessoa formada possa exercer legalmente a profissão.

Feito isso, o profissional está apto atuar na área.

Uma coisa é fato: uma boa faculdade é aquela que prepara o estudante para o mercado de trabalho, concorda? Por isso é tão importante fazer estágios no decorrer da sua formação para ter contato com a vida laboral de contador, mas também contar com o amparo da instituição nesse sentido.

Assim, você garante experiência profissional antes mesmo de se graduar, o que aumenta suas chances de emprego no futuro.

Conclusão

Se você pensa em ingressar no ensino superior este ano, saiba que a área de Ciências Contábeis está em alta. E não poderia ser diferente, uma vez que toda empresa precisa de um contador para controlar suas finanças e garantir seu funcionamento dentro da legalidade.

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade