Atuar na área da saúde nem sempre é tão fácil como parece. A pressão da rotina e a complexidade da profissão, algumas vezes, fazem com que o profissional cometa erros, que podem resultar em penalidades administrativa ou judicial. É por estas situações que existem os advogados especializados na pós-graduação em direito médico, que atuam na defesa do profissional.
Entenda melhor sobre a pós-graduação em direito médico, veja como é o dia a dia dessa profissão e saiba como se especializar nesse segmento para impulsionar a sua carreira.
Pós-graduação em direito médico: tudo o que você precisa saber
Vamos responder às principais questões no que se refere à pós-graduação em direito médico e também à profissão. Confira:
Como é a profissão focada em direito médico?
O profissional formado em direito médico trata situações relacionadas à função do médico. Outras áreas da saúde também são amparadas, como enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, dentistas e administradores de clínicas e hospitais.
O advogado especializado atua quando o médico é responsável por fatalidades ou mau-procedimento podem ocorrer. Lembrando que, nestes casos, ninguém está livre de sofrer acusações injustas ou tentativas de penalidades desproporcionais.
A responsabilidade civil do médico
O médico deve atuar com cautela na sua profissão, sempre através dos meios adequados. Diante disso, o profissional somente será indenizado quando sofrer um prejuízo, seja de ordem material ou imaterial – patrimonial ou não patrimonial, através de um erro seu.
Em síntese, para que possa manter a alegação de erro médico e de responsabilidade civil, eventuais prejuízos causados ao paciente devem decorrer da culpa da realização de tratamento médico e identificação de imperícia, negligência ou imprudência.
A importância da especialização em direito médico
O segmento busca, cada vez mais, profissionais especializados em direito médico para a regulação dos serviços do setor e para os médicos.
A especialização visa atualizar o profissional, agregando novos conhecimentos e aprofundando em problemas deontológicos, éticos e jurídicos da relação médico-paciente, da atuação das políticas públicas em saúde.
Como se tornar um advogado especialista em direito médico?
Todos os profissionais formados em direito e que são inscritos na OAB podem atuar no mercado como advogados. Porém, para ter o título de advogado em direito médico, o mesmo precisa realizar pós-graduação ou títulos em mestrado.
Conheça a pós-graduação em Direito Médico e da Saúde da Legale
Na pós-graduação de Direito Médico e da Saúde da Legale Educacional, o aluno aprende a atuar a favor do consumidor (vítima de erro médico ou beneficiário de plano de saúde) ou do fornecedor (operadora do plano de saúde, hospital e médico).
Saiba detalhes nesse vídeo – Pós em Direito Médico e da Saúde
São 6 meses de duração, com aulas em formato EAD, em vídeos gravados, coordenada pelo professor Joseval Martins Viana e ministrada pelos professores Everton Lúcio, Ana Carolina Daher Costa, Camila Kitazawa Cortez, Betânia Andrade, Durval Silvério, Cleber H. Fernandes, Pedro Stocco, Ronaldo Piber, Silvana Andrade Sponton e Renata Luchini Paes Da Silva.
Assista a primeira aula da pós-graduação e impulsione a sua carreira com a Legale Educacional!