logo-legale-educacional

Prisão em flagrante

Prisão em flagrante é uma modalidade de prisão realizada no exato momento em que o indivíduo está cometendo um crime ou logo após a sua consumação. Neste tipo de prisão, não é necessária autorização judicial prévia, pois o próprio agente policial tem a competência para efetuar a detenção da pessoa flagrada em delito.

A prisão em flagrante está prevista no artigo 301 do Código de Processo Penal, que determina que qualquer pessoa pode efetuar a prisão do infrator, devendo conduzi-lo imediatamente à autoridade policial. Após a prisão em flagrante, o indivíduo detido é encaminhado à delegacia de polícia para as providências legais cabíveis.

É importante ressaltar que a prisão em flagrante não pode ser perpetrada de forma arbitrária, devendo existir indícios concretos da prática do crime para que a detenção seja realizada. Além disso, o indivíduo preso em flagrante tem garantidos os seus direitos fundamentais, como o direito de permanecer calado e o direito de ser assistido por um advogado.

A prisão em flagrante é uma medida cautelar de caráter temporário, podendo ser convertida em prisão preventiva caso sejam preenchidos os requisitos legais para tal. Caso contrário, o indivíduo deverá ser liberado após a lavratura do auto de prisão em flagrante, exceto se a autoridade policial entender pela sua manutenção sob custódia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *