Por Maria Eduarda
Um dos concursos mais esperados do ano está cada vez mais próximo de se tornar real. O último edital do concurso do INSS saiu em 2015, e tudo indica que esse ano sai outro, tudo depende apenas do aval do Ministério da Economia.
O objetivo principal do INSS ao abrir esse concurso é reduzir as filas ao contratar funcionários para atender a alta demanda, que já ultrapassa de 1 milhão de requerimentos. A expectativa é que o concurso disponibilize mais de 7 mil vagas, entre elas: técnico do seguro social, perito e analista no órgão do governo.
Os concurseiros de plantão aguardam a abertura do edital desde 2018, quando o concurso foi anunciado. Porém, o pedido que foi protocolado naquele ano sofreu problemas para ser liberado, deixando aqueles que desejam o cargo ainda mais ansiosos.
A estabilidade e a ótima remuneração, podendo chegar a R$8.988,41 ,tornam a concorrência às vagas disponíveis ainda maior.
Com previsão do edital ainda para esse ano, a demanda por procura de cursos preparatórios aumentou. Todo bom concurseiro sabe que não dá para deixar os estudos de última hora, pois há aqueles que se preparam há anos, e é com eles que muitos irão disputar. A forma mais eficaz de garantir uma vaga no setor público é se empenhar nos estudos dos temas mais comuns e obrigatórios do concurso.
Os requisitos, regras, valor da taxa de inscrição, quantidade de vagas e lista de disciplinas só serão divulgadas através do edital. E embora a expectativa seja grande, algumas disciplinas são recorrentes nos concursos do INSS, como: língua portuguesa; raciocínio lógico; noções de informática; ética no serviço público; regime jurídico único; direito constitucional; direito administrativo; seguridade social.
A partir dessas disciplinas, os candidatos e interessados em realizar o concurso, já podem estudar com antecedência para a prova.