Flávio Ricardo Vassoler é um destacado professor do corpo docente da Legale Educacional, reconhecido por sua sólida formação acadêmica e suas contribuições significativas ao campo das ciências sociais e da literatura. Ele se graduou em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), onde obteve seu bacharelado entre os anos de 2003 e 2007. Durante sua trajetória acadêmica, Vassoler prosseguiu seus estudos na mesma instituição, concluindo o mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada entre 2008 e 2010, com uma dissertação que investigou a obra de Fiódor Dostoiévski sob o título “Dialética do labirinto: A polifonia amordaçada de Fiódor Dostoiévski”.
A busca pelo conhecimento e pelo aprofundamento em temas literários levou Flávio Ricardo Vassoler a obter seu doutorado entre 2012 e 2015, com uma tese que abordou a relação entre forma e conteúdo na obra de Dostoiévski, intitulada “Dostoiévski e a dialética: Fetichismo da forma, utopia como conteúdo”. Sua pesquisa durante o doutorado destaca-se pelo rigor acadêmico e pela originalidade, consolidando sua posição como um especialista na literatura russa.
Além de sua formação de graduação e pós-graduação, Vassoler também ampliou sua expertise ao realizar um pós-doutorado em Literatura Russa na renomada Northwestern University, nos Estados Unidos, entre 2016 e 2017. Essa experiência internacional contribuiu significativamente para sua visão crítica e para o intercâmbio de ideias sobre a literatura eslava e suas complexidades.
Na Legale Educacional, Flávio Ricardo Vassoler é admirado por sua abordagem pedagógica inovadora e pela capacidade de instigar o pensamento crítico em seus alunos. Sua paixão pela literatura russa e suas investigações literárias enriquecem o ambiente acadêmico da instituição, tornando-a um espaço favorável ao aprendizado e à reflexão sobre temas contemporâneos.
Com uma carreira marcada por importantes publicações e apresentação de trabalhos em congressos, Vassoler se estabelece como uma referência no estudo da literatura e das ciências sociais, contribuindo para a formação de novos pensadores e profissionais capazes de dialogar com as complexidades do mundo atual.