Flagrante esperado é uma classificação específica dentro do conceito jurídico de prisão em flagrante, utilizada para designar situações em que, embora a infração penal ainda não tenha sido plenamente consumada ou descoberta espontaneamente no momento da abordagem, as autoridades policiais já possuem informações prévias sobre a ocorrência do crime e se organizam para intervir no exato momento em que o delito está prestes a acontecer ou acaba de ocorrer. Trata-se de uma espécie de flagrante autorizada pela interpretação jurisprudencial e doutrinária, especialmente pela conjugação dos artigos 302 e seguintes do Código de Processo Penal com os princípios constitucionais que regem o devido processo legal, a legalidade e a proteção aos direitos fundamentais.
A prisão em flagrante é prevista no direito brasileiro como uma hipótese de prisão que prescinde de mandado judicial. É possível quando o agente está cometendo o crime, acaba de cometê-lo, é perseguido logo após a prática do delito ou é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele o autor da infração. No caso do flagrante esperado, a autoridade policial ou seus agentes já têm ciência da iminência da prática criminosa, fruto de investigação prévia ou denúncia, e organizam uma ação controlada para surpreender o agente no exato momento da consumação ou imediatamente após ela.
O flagrante esperado difere de outras figuras que lhe são próximas, como o flagrante preparado ou provocado e o flagrante forjado. No flagrante preparado ou provocado, a própria autoridade policial induz ou instiga o agente à prática de um crime que ele de outro modo não teria a intenção autônoma de cometer, situação vedada pelo direito penal brasileiro por configurar crime impossível, nos termos do artigo 17 do Código Penal. Já o flagrante forjado é absolutamente ilegal, pois corresponde a uma invenção literal de fatos ou provas pelas autoridades, com o objetivo de incriminar um inocente ou validar uma prisão sem respaldo real.
Por sua vez, o flagrante esperado não se confunde com tais modelos porque não há indução ou instigação por parte do Estado. A atuação dos agentes públicos é apenas de monitoramento, aguardando que o próprio agente delituoso manifeste de forma voluntária e autônoma sua intenção criminal, para que então seja surpreendido de imediato. Em regra, esse tipo de flagrante é utilizado em situações como tráfico de drogas, extorsão, corrupção, estelionato e crimes patrimoniais, nos quais há possibilidade de se prever a consumação iminente do delito e de se planejar uma resposta imediata com base em diligências de inteligência policial.
A legalidade do flagrante esperado é objeto de constante debate nos tribunais superiores, sendo em geral considerado válido desde que estejam presentes as garantias legais do procedimento e não haja qualquer indício de induzimento ao crime. O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça já admitiram a validade do flagrante esperado, especialmente quando fundamentado em investigações legítimas anteriores, como interceptações telefônicas autorizadas judicialmente, denúncias anônimas verificadas ou infiltração legal de agentes. Todavia, é imprescindível que a prisão decorra do livre arbítrio do infrator e que não haja ilicitude na forma da abordagem.
Do ponto de vista constitucional, o flagrante esperado busca compatibilizar a necessidade de efetividade da repressão penal, notadamente quando há risco à ordem pública ou à segurança, com o respeito aos direitos individuais e ao devido processo. A sua utilização deve ser ponderada, proporcional e sempre subordinada à fiscalização do Poder Judiciário, que ao analisar a legalidade da prisão poderá convalidá-la ou não, convertendo-a em preventiva ou relaxando a custódia se verificadas ilegalidades.
Em síntese, o flagrante esperado representa uma ferramenta instrumental no enfrentamento ao crime, desde que observado o estrito respeito às salvaguardas legais e constitucionais. Ele permite que a autoridade policial atue com maior eficácia, sem violar o princípio da legalidade, bastando para sua validade que não haja instigação do Estado e que se configure um flagrante legítimo nos moldes definidos pela legislação processual penal.