Advogado de trânsito: conheça essa especialização

advogado de transito

Entre as mais variadas especializações que um profissional formado em Direito pode realizar e se capacitar, está a formação em advogado de trânsito, que busca assegurar o cumprimento das leis por parte de motoristas, pedestres e a sociedade como um todo, bem como garantir que todos os deveres e direitos sejam respeitados.

Que tal saber melhor sobre esse cargo quem vem ganhando destaque no mundo da advocacia, entendendo o que esse profissional faz, quais suas atribuições e qual o seu salário? Acompanhe a leitura e descubra!

DIREITO DE TRÂNSITO: O QUE É?

A especialização em Direito de Trânsito profissionaliza o advogado a criar, julgar e sentenciar leis jurídicas e administrativas que focam no trânsito. Nesta área, são regulamentadas todas as leis, regras, direitos e deveres do motorista e do pedestre. 

Quando uma pessoa se sente lesada no trânsito, seja qual for o motivo, pode buscar direitos, recursos e outras medidas junto a este profissional, que lhe dará o suporte necessário.

ADVOGADO DE TRÂNSITO: SAIBA TUDO SOBRE ESTA PROFISSÃO

Entenda melhor sobre tudo o que envolve o dia a dia de um advogado de trânsito, como atribuições, mercado de trabalho e salário geral:

O que faz um advogado de trânsito?

A área de atuação do advogado de trânsito é ampla. Ou seja, o profissional pode atuar em diversas frentes, como:

  • Recurso de multas

As multas somam pontos na CNH e, dependendo de sua gravidade, podem resultar na suspensão da mesma. Diante dessa ocorrência, o advogado de trânsito pode atuar criando um recurso de multas para evitar transtornos ao condutor.

  • Recurso de suspensão de CNH

A suspensão ocorre quando na soma de pontos total para tal ou quando houver infração que resulte na suspensão da CNH de forma direta. O processo para defesa é o mesmo da multa: ao receber a notificação, apresenta-se uma defesa prévia. Indeferida a defesa, é possível interpor o recurso de 1ª instância . E, caso seja indeferido, pode ser combatido em 2ª instância.

  • Seguros

Além de requerer seguros junto à seguradora contratada particularmente, o advogado de trânsito pode assessorar o motorista que necessita pagar o seguro DPVAT.

  • Pontuação de CNH

Os pontos na carteira de habilitação são cumulativos, causando suspensão ou cassação se excedido o limite. No entanto, é possível se defender nesses casos da mesma forma como em multas e suspensões de CNH.

  • Sinistros

Os advogados de trânsito interferem em sinistros nos processos judiciais, em casos onde a vítima ou envolvidos na situação procuram ressarcimento dos prejuízos judicialmente.

  • Indenização

Geralmente, os advogados de trânsito atuam em indenizações relacionadas a acidentes – com vítima ou não -, no intuito de ressarcir os danos sofridos, tanto material como moral. 

  • Lei Seca e teste do bafômetro 

A Lei Seca é uma das maiores preocupações dos condutores, pois, é quase impossível ter sucesso nos processos. Mas, nesses casos, o advogado de trânsito atua na defesa com o mesmo padrão dos casos de multas, pontuação na CNH e suspensão.

Qual é o salário de um advogado do trânsito? 

Não há um número exato. Porém, em média, um advogado de trânsito pode ganhar R$ 15 mil mensais. O valor total é calculado com base em defesas, que vai aumentar dependendo das suspensões aplicadas.

Porém, há possibilidades ainda maiores. Há profissionais que chegam a faturar R$ 30 mil em um apenas um mês.Lembrando que os honorários devem ser pagos imediatamente no início do processo.

 

Qual é a importância de um advogado de trânsito? 

A legislação de trânsito passa por transformações a todo momento,  e, cada vez mais, o advogado de trânsito se mostra essencial para assegurar os direitos e deveres de pessoas inseridas no contexto de processos administrativos e judiciais.

Resumindo, o profissional é de extrema importância para explicar e aplicar as regras de trânsito, assegurando o cumprimento das leis e possibilitando a defesa de quem precisa, sempre dentro do prazo e com todos os elementos necessários para que a lei seja seguida corretamente.

 

CONHEÇA A PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRÂNSITO DA LEGALE EDUCACIONAL 

A pós-graduação em Direito de Trânsito é uma ótima opção para aqueles que buscam se especializar nesta área do Direito. Com o aumento do número de veículos nas ruas e a complexidade das leis de trânsito, este curso se tornou indispensável a estes profissionais.

É hora de investir em você e na sua carreira. Conheça a pós-graduação em Direito do Trânsito da Legale Educacional e comece agora o seu sucesso no mercado dessa área.

MATRICULE-SE JÁ

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade