Desde os primórdios, o direito empresarial se faz presente na sociedade, uma vez que os negócios estão no centro do desenvolvimento humano e do surgimento do mundo moderno. O elo que liga esses processos é exatamente esse segmento, também conhecido como direito comercial.
Quer saber mais sobre o direito empresarial e entender como atua nesse mercado? Continue a leitura!
O que é direito empresarial?
O direito empresarial faz parte do ramo do direito privado e também é chamado de direito comercial. Ele se traduz como o conjunto de normas específicas que visam regulamentar a atividade econômica de um empreendedor e de seus agentes.
Seu objetivo é realizar análises antecipadas dos negócios e construir soluções eficazes como forma de prevenção para possíveis transtornos legais.
Quais são as áreas de atuação?
O mercado possibilita que o profissional atue em diversas áreas relacionadas à atividade de empresas. Confira as três principais:
-
Direito societário
Regula a formação e a extinção de sociedades e a relação entre os sócios. Para isso, oferece orientação jurídica em relação aos tipos societários, estabelecendo acordos e atuando em operações de incorporação, cisão ou fusão de negócios.
-
Direito de propriedade industrial
Garante aos criadores de inventos a sua utilização, bem como a proteção à propriedade das marcas com o registro de patentes.
-
Direito falimentar
Esse setor elabora um plano de recuperação às empresas que passam por dificuldade financeira para evitar falência. Caso não seja possível, o profissional pode oferecer assessoria no encerramento da marca, liquidando ativos para eliminar dívidas.
Os princípios do direito empresarial
O direito empresarial está sempre em constante mutação. Mesmo assim, há alguns princípios que se mantêm e devem ser respeitados. Veja os principais:
-
Princípio da livre iniciativa
Aqui, particulares têm o direito de exercer atividades econômicas independentemente da autorização prévia do Estado. No entanto, algumas atividades fogem à regra, precisando de autorização prévia de variados níveis de governo.
-
Princípio da legalidade
No direito, tudo o que não é proibido pela lei, é permitido.
-
Princípio da função social da empresa
A empresa deve atender aos interesses dos seus sócios e acionistas e também à coletividade – Estado, consumidores, trabalhadores e sociedade.
Invista no seu sucesso: conheça a pós em Direito Empresarial
O curso de pós-graduação em Direito Empresarial da Legale é estruturado para fornecer aprimoramento profissional de acordo com a prática da advocacia consultiva e contenciosa nesta área do Direito.
São 6 meses de duração em curso EAD, com aulas ministradas por renomados professores da área, para você se especializar e alavancar a sua carreira.
Conheça a pós em Direito Empresarial da Legale e saiba como conquistar seu sucesso profissional!