O início da vida acadêmica é um mar de opções a decisões a serem tomadas, concorda?! Nessas horas costuma surgir uma dúvida entre fazer a graduação EAD ou presencial… qual será melhor?
Bom, a verdade é que tudo depende dos seus objetivos e possibilidades no momento. Mas uma coisa já podemos adiantar: seja qual for a modalidade, os cursos precisam de aprovação do Ministério da Educação (MEC) para serem ofertados com regularidade.
Quer conhecer mais dicas? Confira nosso artigo e entenda como são as duas modalidades!
Principais características da graduação EAD
O ensino a distância ou EAD vem sendo amplamente praticado no Brasil. Diante das restrições impostas pela pandemia, essa modalidade foi adotada como a solução para garantir a continuidade das atividades de ensino em todos os seus níveis.
Entretanto, a ideia de ensino a distância é muito mais antiga do que se imagina: há registros de propagandas para cursos por correspondência ainda no século XIX. Hoje em dia, o aprendizado e a capacitação são facilitados por meio da tecnologia.
Veja quais são os principais atributos da graduação EAD!
Custo-benefício:
Para o aluno, o investimento em cursos EAD é relativamente baixo, dada a expansão desta modalidade de ensino e a oferta de um expressivo número de vagas devido ao menor uso de infraestrutura física. Além disso, o estudante tem pouco gasto com transporte e alimentação.
Flexibilidade:
Já pensou em assistir às aulas quando você quiser? No EAD isso é possível, afinal, os conteúdos são gravados e podem ser acessados a qualquer momento. Isso é o que chamamos de aulas assíncronas, ou seja, que não acontecem em tempo real.
Também temos as aulas síncronas, que ocorrem ao vivo e com data e hora marcados. Ainda assim, o aluno pode acessar o conteúdo gravado em outro momento.
Comodidade:
Você pode assistir às aulas no conforto da sua casa ou onde estiver. Se precisar viajar, tudo bem, basta levar seu notebook ou outro aparelho com conexão à internet.
Polos presenciais:
Um dos requisitos que o Ministério da Educação (MEC) estabelece em relação ao ensino a distância é a existência de polos presenciais. Nesses espaços, os alunos recebem suporte quando necessário, buscam materiais e realizam atividades presenciais.
Materiais:
O material didático pode ser disponibilizado virtualmente por meio da biblioteca online ou, se for impresso, os estudantes podem ter acesso a ele no polo presencial.
Principais características da graduação presencial
O ensino presencial é o modelo mais tradicional que conhecemos. Vamos repassar algumas das suas qualidades, veja só!
Salas de aula:
O principal ponto que difere a graduação EAD da presencial é, obviamente, a presença nas salas de aula. Isso significa que o estudante precisa ser assíduo, frequentando a faculdade diariamente e dentro dos horários definidos.
Contato com colegas e professores:
As aulas presenciais possibilitam o contato direto com colegas e professores, algo que não é tão viável no EAD. Essa proximidade contribui para seus relacionamentos pessoais e profissionais, além de possibilitar a solução de dúvidas em tempo real.
Biblioteca física:
Quem ama transitar pelos corredores de uma biblioteca e usufruir de livros físicos e do silêncio do ambiente com certeza irá se beneficiar com a graduação presencial. No entanto, em termos de qualidade dos materiais, não há diferença para a graduação EAD.
Vivência na universidade:
A rotina acadêmica pode até ser carregada, mas tem lá seus prazeres. Os anos passados na universidade são memoráveis para quem teve essa experiência de convívio com pessoas e com espaços agradáveis.
Acrescentamos, aqui, a possibilidade de participar de eventos acadêmicos presenciais (palestras, simpósios, debates e afins), algo que agrega muito a sua vivência universitária.
A tendência para o futuro
Depois de conhecer as principais características da graduação EAD e da presencial, você pode colocá-las na balança e ponderar qual opção melhor te atende. De todo modo, ambas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens, certo?!
Há quem não abra mão de participar das atividades acadêmicas presencialmente, mas os números não mentem: a adesão ao EAD está cada vez maior.
Foi revelado pelo Censo da Educação Superior 2020 que o índice de matrículas na educação a distância é maior do que em cursos superiores presenciais. A maioria dos ingressos foram para a modalidade a distância, dado que representa um aumento superior a 400% em relação aos 10 anos anteriores.
Também é interessante mencionar que o modelo híbrido é uma grande tendência na área da educação universitária, Essa abordagem consiste na junção entre aspectos das duas modalidades, EAD e presencial.
Porém, ainda há pontos críticos em relação a essa mudança, como a demanda pela inclusão digital tanto dos professores quanto dos alunos. Afinal de contas, é preciso saber lidar com as ferramentas tecnológicas para que essa proposta de educação seja realmente acessível.
Ainda assim, a modalidade híbrida tem potencial para se estabelecer no cenário educacional básico e superior.
O que vai contar na sua decisão entre a graduação EAD ou presencial é a sua demanda de acordo com seu momento de vida. Essa escolha talvez não seja tão difícil, não é mesmo?! Agora, se você ainda não sabe qual carreira seguir, independente da modalidade de ensino da sua formação, conheça as principais profissões do futuro (e do presente).