Concessionária de serviço público como consumidora no CDC
Concessionária é consumidora quando contrata insumos desvinculados da atividade-fim. Aplica-se teoria finalista mitigada do STJ.
A concessionária de serviço público pode ser consumidora quando contrata insumos ou serviços para uso próprio, desvinculados da prestação do serviço concedido. A relação é B2B (business to business) quando a contratação integra a cadeia de fornecimento do serviço público, hipótese em que não se aplica o CDC, conforme entendimento consolidado do STJ.
O que o Código de Defesa do Consumidor diz sobre sua aplicação?
O art. 2º da Lei 8.078/90 define consumidor como “toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”. A expressão “destinatário final” é o núcleo da controvérsia: ela pode ser interpretada sob a teoria finalista ou maximalista.
O art. 3º do CDC, por sua vez, conceitua fornecedor como “toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada” que desenvolve atividades de produção, montagem, criação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. A lei não exclui as concessionárias do conceito de fornecedor.
Importante observar que o parágrafo único do art. 22 do CDC expressamente estabelece que “nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigações referidas neste artigo, serão as pessoas jurídicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste código”. Esse dispositivo reforça a responsabilidade das concessionárias perante os usuários.
Qual é o entendimento consolidado sobre concessionária como consumidora?
O STJ adota a teoria finalista mitigada ou aprofundada para definir a relação de consumo. Segundo essa posição, a pessoa jurídica pode ser consumidora quando demonstra vulnerabilidade técnica, jurídica ou econômica na relação contratual, mesmo que utilize o bem ou serviço em sua atividade-fim.
A Corte Superior distingue duas situações: quando a concessionária adquire insumo que será incorporado ao serviço público prestado ao usuário final, não há relação de consumo, pois ela atua como intermediária na cadeia de fornecimento. Aplica-se o direito comum, não o CDC.
Porém, quando a concessionária contrata para necessidade própria — por exemplo, adquire material de escritório, contrata seguro empresarial ou serviço de limpeza das instalações administrativas —, pode configurar-se relação de consumo se presentes os requisitos do art. 2º do CDC e demonstrada a vulnerabilidade.
A jurisprudência do STJ consolidou que o critério determinante é verificar se o bem ou serviço adquirido integra ou não a cadeia produtiva do serviço público concedido. Se integrar, não há CDC; se for consumo desvinculado da atividade-fim, pode haver.
Como isso costuma cair na prova do Exame de Ordem?
A pegadinha clássica é apresentar situação em que a concessionária contrata fornecimento de energia elétrica, água ou outro insumo essencial à prestação do serviço público. O examinador coloca alternativa afirmando que “há relação de consumo porque a concessionária é destinatária final do serviço”. Essa alternativa está errada.
A confusão mais comum ocorre entre o conceito de destinatário final fático (quem efetivamente consome o produto) e destinatário final econômico (quem retira o bem do mercado sem repassá-lo). A FGV costuma explorar essa diferença: a concessionária pode ser destinatária final fática, mas se incorpora o insumo ao serviço repassado ao usuário, não é destinatária final econômica.
Outro detalhe decisivo: questões que envolvem contratação de seguro, plano de saúde empresarial ou serviços administrativos pela concessionária tendem a configurar relação de consumo, porque esses contratos não integram a cadeia de fornecimento do serviço público. Já contratos de fornecimento de matéria-prima, energia para produção ou transporte de insumos não configuram.
A banca também explora a distinção entre a concessionária como fornecedora (em relação aos usuários do serviço público, onde sempre haverá CDC) e a concessionária como possível consumidora (em relação aos seus próprios fornecedores, onde depende da análise do caso concreto). Não confunda as duas posições jurídicas.
Perguntas frequentes
A concessionária de energia elétrica que compra energia no mercado livre é consumidora?
Não. O STJ entende que a aquisição de energia para revenda ou distribuição aos usuários finais caracteriza insumo da atividade-fim, integrando a cadeia produtiva. A concessionária atua como intermediária, não como destinatária final econômica, razão pela qual não se aplica o CDC nessa hipótese específica.
Concessionária que contrata seguro para sua frota pode invocar o CDC?
Sim, desde que demonstrada vulnerabilidade. O seguro de veículos administrativos não integra diretamente a cadeia de prestação do serviço público ao usuário. Trata-se de contratação para gestão interna, podendo configurar relação de consumo se presentes os requisitos legais e a vulnerabilidade da concessionária perante a seguradora.
Qual a diferença prática entre teoria finalista e maximalista para esse tema?
A teoria maximalista considera consumidor todo destinatário fático do produto, inclusive empresas. A finalista exige que o bem seja retirado do mercado sem fins lucrativos. O STJ adota a finalista mitigada: em regra, pessoa jurídica não é consumidora, salvo se demonstrar vulnerabilidade concreta na relação, o que raramente ocorre com concessionárias em contratos relacionados à atividade-fim.
A concessionária tem alguma proteção especial mesmo quando não é consumidora?
Sim. Aplica-se o direito comum: Código Civil, legislação específica de concessões e princípios gerais do direito administrativo. A ausência de CDC não significa desamparo jurídico, apenas que as regras protetivas específicas do consumidor (inversão do ônus da prova, facilitação da defesa) não incidem automaticamente na relação com seus fornecedores.
Usuário de serviço público prestado por concessionária é sempre consumidor?
Sim. O art. 22 do CDC estabelece expressamente que os órgãos públicos e suas empresas, concessionárias ou permissionárias são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes e seguros. O usuário do serviço público, seja pessoa física ou jurídica, é consumidor na relação com a concessionária prestadora, aplicando-se integralmente o CDC a essa relação jurídica.
OAB 1ª Fase: Curso Regular Preparatório – 48º Exame de Ordem — cobre todas as matérias da 1ª fase, do zero à revisão, no recorte do que a banca FGV cobra. Acesso imediato e garantia de 7 dias — em 10x de R$ 49,90.
Este artigo teve curadoria da equipe da Legale Educacional e foi produzido com apoio de inteligência artificial. As citações de lei e de artigos de código foram conferidas no texto oficial publicado pelo Planalto.