Douglas Camarinha Gonzales é um renomado professor e membro do corpo docente da Legale Educacional, destacando-se na área do Direito. Ele é doutorando pela FADUSP e possui um Mestrado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo, obtido em 2011. Graduado em Direito pela USP em 1998, Douglas se especializou em Ciências Criminais pelo IBCCRIM, em parceria com a Universidade de Lisboa, e também é especialista em Direito Empresarial pela PUC-PR.
Desde 2001, é Juiz Federal, exercendo suas funções em São Paulo, na 3ª Região do TRF. Com uma vasta experiência jurisdicional, atuou em diversos estados brasileiros, incluindo Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Brasília. Em 2012, foi juiz convocado no TRF da 3ª Região e, entre 2013 e 2017, fez parte da Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência, contribuindo para a harmonização das decisões judiciais no Brasil.
Douglas Camarinha Gonzales possui uma sólida bagagem acadêmica e prática na área de Ciência Política, com ênfase em Direito Constitucional e Econômico, tendo realizado um curso de extensão no IDP/SP. Sua expertise também abrange Direito Civil e Criminal. Além de sua atuação como juiz, ele é Juiz Formador pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), responsabilidade que demonstra seu compromisso com a formação de novos profissionais do Direito.
Como educador, já lecionou no Instituto de Direito Público em São Paulo e na Federal Concursos, além de ter sido professor em programas de pós-graduação lato sensu na Universidade Nove de Julho e na Unifil. Sua contribuição à academia é também expressa em sua obra “Conflitos Federativos e Interpretação Constitucional”, publicada em sua 2ª edição pela Ed. Biblioteca24horas em 2019. Douglas possui ainda diversos artigos publicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o que reforça sua relevância no debate jurídico contemporâneo.
Douglas Camarinha Gonzales é, portanto, um profissional multifacetado, unindo experiência prática e acadêmica, sempre com o objetivo de promover a educação e a reflexão crítica no campo do Direito, consolidando sua posição como uma referência na formação de novos juristas no Brasil.