Tendências do mercado contábil para 2022, graduação em ciências contábeis e cursos de especialização na área.

Por Maria Eduarda

O país passa por um momento delicado, que trará muitas consequências no futuro. Entretanto, é importante ficar atento e planejar as possibilidades para a sua área de atuação. Tanto no mercado contábil como em outros setores, é necessário enxergar situações inovadoras com antecedência, através de previsões e tendências. 

Após algumas pesquisas, foi constatado que, assim como em outras áreas, o mercado contábil exigirá cada vez mais do profissional de contabilidade, fazendo com que o mesmo amplie sua capacidade de atuação, tornando-se um colaborador multitarefas. Isso em grandes ou em pequenas empresas, o candidato a uma vaga contábil, agora terá que se qualificar em muitos segmentos do seu ramo, para conseguir então ter o diferencial que atenda essa nova expectativa do mercado de trabalho.

Outro aspecto importante nesse novo cenário é a tecnologia. A implantação de sistemas ainda mais tecnológicos, como o ERP, já deverão ser constantemente sofisticados nos próximos anos. Por esse motivo, a necessidade de se adequar a seu uso tem se revelado uma obrigação. Também está previsto que até o ano de 2022, o governo brasileiro planeje encerrar o cálculo da folha de pagamento, do INSS e do FGTS, pois bastará apenas o contrato de trabalho e o registro de ponto para calcular a folha de pagamento. O que resultará na substituição de 100% do trabalho manual pelo intelectual, envolvendo interpretação, análise e orientação dentro das empresas, visando melhorar a tomada de decisões dos gestores. Portanto, é preciso que o profissional mude seus hábitos e esteja adaptado a recursos tecnológicos, de modo a usá-los como diferenciais para sua atuação profissional.

Com as mudanças na legislação, que permitem o surgimento de novos empreendimentos, os profissionais de contabilidade terão que se adaptarem para atender as novas empresas e suas propostas de negócios. Por isso, é importante criar a própria estratégia de mercado, inclusive definir qual segmento pretende atuar para se adaptar com antecedência aos serviços dessa função. O profissional contábil terá que ser perspicaz para lidar com as consequências que a crise atual irá causar e já está causando no mercado de trabalho, como as empresas que estão fechando suas portas. Em contrapartida, na contabilidade, outros mercados têm prosperado. Isso acontece porque esses últimos têm recebido um fluxo maior de novos empreendedores, vistos como uma oportunidade. E assim voltamos à importância de definir um segmento de atuação. 

Agregar valores ao seu serviço, será outra tendência importante para 2022, afinal, é por ele que seus clientes deverão pagar, não somente o serviço prestado. Isso aumentará os lucros e os benefícios. Invista em diferenciais no atendimento dos seus clientes e invista na sua qualificação profissional, pois é a melhor maneira de se preparar para o futuro. O segredo para ser bem-sucedido sempre foi e sempre será o estudo e a dedicação. Com boas informações e capacitação adequada, é possível não somente entender cada uma dessas tendências com maior clareza, como também aprofundar-se nesse assunto, podendo assim, atrair um maior número de clientes e até mesmo ocupar novos postos de trabalho a curto prazo. Portanto, graduação e cursos de especialização da área contábil é fundamental para o futuro profissional daqueles que pretendem seguir esse ramo.

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade