Estratégias para manter a vantagem competitiva na advocacia

Aprenda estratégias essenciais para garantir a vantagem competitiva na advocacia e descubra como os advogados podem aplicá-las na carreira. Leia aqui.

São muitos os aspectos que definem o sucesso de um profissional ou escritório de advocacia. Para ter destaque no mercado jurídico, é preciso mais do que entregar bons resultados, é necessário traçar estratégias de negócio.

As táticas utilizadas irão definir o futuro, o crescimento e o reconhecimento de um advogado no mundo do Direito. 

Acompanhe este artigo e aprenda valiosas estratégias para manter a vantagem competitiva na advocacia.

 

Qual a importância de investir em tecnologia na advocacia?

Além de praticar o Direito tradicionalmente, hoje também é preciso ser um advogado digital. Isso quer dizer que o profissional e os escritórios devem estar antenados a todas as atualizações legislativas sobre o universo online. Ademais, grande parte dos casos acontece em território virtual, o que torna a internet uma grande fonte de oportunidades. 

A tecnologia está aí para ser usada e aprimorar os serviços do cotidiano, por isso, listamos as principais inovações que beneficiam a área jurídica:

    • Software de gestão: otimiza o tempo gasto nas tarefas organizacionais rotineiras, como a leitura de e-mails e a atualização de cronogramas.
    • Inteligência Artificial (IA): agiliza atividades complexas e extensas, tal qual a análise do andamento de processos, provas legais, estatísticas e históricos de casos relevantes. Um exemplo popular e efetivo disso é o Legal Analytics, programa de Business Intelligence criado para o Direito.
    • Chatbots: são assistentes de atendimento que funcionam 24 horas por dia, respondendo perguntas dos clientes com respostas programadas.

Usar essas e outras alternativas digitais ajudará a colocá-lo em uma posição de destaque comparado aos demais profissionais e empresas.

 

Por que a postura do advogado é uma vantagem competitiva?

Muitos elementos contribuem para um advogado obter vantagem competitiva no trabalho, um deles é a postura. Confira os principais pontos que o bom profissional jurídico deve ter:

  1. Sempre procura sair dos moldes tradicionais e reunir diferentes perspectivas para somar ao negócio;
  2. Ser capaz de superar os obstáculos;
  3. Compartilhar ideias com sócios, amigos e colegas;
  4. Acreditar no próprio potencial, mantendo a coragem e ousadia nas ações;
  5. Estar disposto a aprender;
  6. Ter atitude e tomar decisões bem fundamentadas.

 

Entenda a importância de colocar o cliente no centro do negócio

A maneira que você cria as relações profissionais define o caminho da sua carreira, em função disso, o foco do serviço sempre deve ser o cliente. Aqui, a retenção é tão importante quanto a prospecção, pois esse é o fator decisivo para mostrar o diferencial do atendimento no seu escritório.

Para saber como centralizar as necessidades do seu público, é importante fazer uma análise do modo de trabalho, questionando coisas como:

  • O fluxo dos processos;
  • As táticas de aproximação;
  • A linguagem utilizada nas redes sociais e em meios de comunicação.

Após estabelecer quais são as respostas, reveja toda a cultura da sua empresa, implementando soluções estratégicas para preencher as lacunas encontradas.

 

Mude o mindset para ter vantagens competitivas na advocacia

Uma infração continua sendo uma infração independentemente de quem a avalia, mas, o que determina a gravidade com qual ela será tratada? A perspectiva de quem está julgando.

Isso é uma verdade para muitas coisas na vida, o que muda em diferentes ocasiões são os pontos de vista. Profissionalmente falando, nenhum cliente gostaria de ser atendido por um advogado que não conseguisse enxergar o lado positivo do seu caso. Por isso, o mindset correto é uma vantagem competitiva na advocacia.

Veja formas de mudar o modo de encarar o mercado jurídico, almejando o sucesso:

  • Pense em outros escritórios e advogados como possíveis parceiros do seu negócio e não adversários;
  • Observe os gastos em softwares, marketing e estudo como investimentos;
  • Enxergue o lado bom das pessoas, valorizando os colegas de trabalho e colaboradores.

 

Como oferecemos vantagens competitivas na advocacia?

Além dessas estratégias de gestão, uma tática valiosa para estar sempre em destaque no mercado de trabalho é a educação. Em razão disso, ofertamos as melhores graduações, extensões e especializações para advogados que desejam alavancar as suas carreiras.

Preparamos profissionais para os desafios jurídicos do mundo, unindo o conhecimento de professores qualificados e um percurso educacional único.

Conheça mais sobre a nossa instituição e os cursos, acessando o site.

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade