Direito do Agronegócio: conheça essa especialização

direito do agronegócio - imagem homem pegando uma fruta vermelha

Ano após ano, o agronegócio vem ganhando destaque na economia brasileira, tornando a especialização em Direito do Agronegócio cada vez mais necessária. Em 2021, o seu PIB fechou com uma expansão recorde de 27,4%, segundo Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Tudo isso repercute no setor de Direito do Agronegócio, dado que o aumento de transações demanda acompanhamento jurídico.

O número crescente de trabalho e a evolução do setor geram um grande número de demandas judiciais e, consequentemente, o mercado abre espaço para que mais profissionais entrem nessa área.

Para além dos advogados, a especialização se faz presente aos magistrados, procuradores, defensores e promotores, que atuam diante dos desafios que o agronegócio apresenta.

Saiba mais sobre esse segmento e entenda por que essa especialização é o que você precisa para alavancar a sua carreira.

 

O que é Direito do Agronegócio?

A área faz a ponte entre produtor rural, empresas agrícolas, pecuária, fabricantes de defensivos agrícolas, desenvolvedoras de sementes, fabricantes de máquinas e equipamentos rurais, produtoras de rações, frigoríficos, etc. Desta forma, atua para que ninguém saia lesado de uma negociação.

Resumindo, o Direito do Agronegócio foca na relação empresarial dos setores, realizando uma regulamentação com as instituições financeiras.

Especialização em Direito do Agronegócio

Confira mais sobre como funciona a especialização em Direito do Agronegócio no Brasil:

Quais são as vantagens de realizar a especialização?

Separamos três benefícios que a especialização em Direito do Agronegócio confere ao profissional graduado:

1. O agro é o principal setor produtivo do Brasil. Ou seja, cada dia mais, se consolida no mercado. Isso significa que, assim como o segmento evolui, cresce a procura por profissionais do Direito do Agronegócio para aconselhamento e acompanhamento jurídico de quem se insere nesta área.

2. Cada vez mais, os atuantes no setor de agro estão investindo em tecnologia para automatizar seus processos e tornar o seu negócio mais competitivo. Diante disso, é importante o auxílio de advogados especializados em Direito do Agronegócio, garantindo conformidade com aspectos jurídicos.

3. A especialização do Direito do Agronegócio está sendo muito requisitada diante de tantas evoluções do setor, tanto na parte prática – rotina dos produtores -, quanto no ramo jurídico. A pós-graduação alinha o profissional com a prática neste segmento.

Onde o advogado especialista em agronegócio pode atuar?

O setor jurídico vem acompanhando as transformações do agronegócio no mercado e, diante disso, as demandas no segmento estão cada vez mais altas, exigindo um número enorme de profissionais disponíveis para o trabalho.

Quem atua no Direito do Agronegócio pode realizar a orientação jurídica de produtores rurais, cooperativas, empresas de grande porte e famílias que vivem e trabalham no campo.

Como é o mercado?

Quem faz Direito do Agronegócio tem garantia de trabalhar em um mercado de sucesso. Mesmo diante da crise provocada pela pandemia, o setor do agronegócio só vem crescendo no país.

Além disso, o agronegócio está em um período de completa expansão mundial. Diante desse cenário, é natural que ocorra o aumento de situações complexas, que demandem suporte jurisdicional, que é o caso dos profissionais especializados em Agronegócio.

Conheça o Curso Direito do Agronegócio da Legale Educacional

A pós-graduação em Direito do Agronegócio é uma ótima opção para quem deseja se especializar nesta área. Destaque-se no mercado de trabalho e conquiste melhores oportunidades.

Conheça o curso da Legale Educacional e dê o primeiro passo rumo ao seu futuro de sucesso!



Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade