Descubra o impacto do ChatGPT na advocacia

A área de Direito sempre foi conhecida pelo seu tradicionalismo no mundo corporativo. Em contrapartida, no mercado de trabalho atual, temos a Inteligência Artificial (IA), uma tecnologia inovadora, sendo cada vez mais implementada e mudando as perspectivas de todas as profissões.

Talvez seja difícil entender como ferramentas tal qual o ChatGPT ou softwares que automatizam processos organizacionais estão sendo usados na advocacia.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo que irá ajudá-lo a entender como o choque entre a tradição e a inovação tem impactado o Direito. Siga lendo este artigo e descubra. 

O que é Inteligência Artificial e automação? 

A IA é uma tecnologia que faz as máquinas executarem tarefas complexas, que normalmente precisariam da inteligência humana para serem concluídas. Além disso, ela reconhece padrões e aprende baseando-se em dados e algoritmos.

Enquanto a automação refere-se ao método de utilizar softwares para realizar atividades de maneira automatizada, podendo ser realizada com ou sem a Inteligência Artificial.

A principal diferença entre as duas é a capacidade da IA de tomar decisões de acordo com a sua programação, em contrapartida, a automação é limitada apenas às ações previamente designadas. 

 

O que é ChatGPT e como utilizar na advocacia?

O ChatGPT é uma ferramenta IA, que tornou-se popular devido à sua capacidade generativa de texto, gratuidade e integração aos outros serviços da OpenAI, sua desenvolvedora. 

Na prática, ele pode servir como um assistente virtual, treinado para desempenhar funções específicas que desejar e usado para otimizar os processos da sua rotina.

Veja algumas das maneiras mais interessantes de empregá-lo no seu dia a dia na advocacia:

  • Redação de contratos ou textos legais;
  • Análise de documentos;
  • Agilização das tarefas cotidianas;
  • Conferência de e-mail;
  • Interpretação de artigos e consulta de Jurisprudência.

 

3 impactos da Inteligência Artificial na advocacia

Utilizando todas as capacidades das ferramentas de IA como o ChatGPT, os advogados podem impactar o resultado dos serviços oferecidos em seus escritórios. Veja como a Inteligência Artificial tem afetado diferentes aspectos do Direito:

  • Pesquisa jurídica: permite que as buscas e estudos sejam feitos mais eficientemente e com maior precisão. Dessa maneira, encontrar casos relevantes, estatutos e outras fontes de informação torna-se mais fácil.
  • Análise de documentos: poupa tempo dos profissionais de Direito, verificando e encontrando padrões em contratos, certificados e outros textos. 
  • Previsão de desfecho: com base em históricos e outros fatores relevantes, identifica as possibilidades de conclusão dos casos.

É importante ressaltar que, mesmo com os diversos impactos positivos, existem muitos desafios no uso da IA na área da advocacia, como a imparcialidade dos algoritmos e as questões de privacidade acerca dos dados de clientes.

 

Mantenha-se atualizado sobre as inovações da advocacia

Estar atualizado e bem informado acerca das novidades do Direito e do mundo corporativo é fundamental para qualquer profissional da área.

Na Legale, oportunizamos que advogados descubram as inovações tecnológicas mais recentes do mercado por meio de um processo educacional de alta qualidade.

Quer conhecer mais sobre a nossa instituição de ensino? Acesse o site.

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade