É advogado? Saiba como usar as redes sociais a seu favor

As redes sociais conectam pessoas nos quatro cantos do mundo, permitindo que elas compartilhem experiências entre si mesmo estando separadas por milhares de quilômetros. 

Profissionalmente falando, as redes também são usadas de inúmeras formas, por isso, são ferramentas de trabalho valiosas, inclusive na área da advocacia.

Aplicativos populares, como o Instagram e Facebook, tornaram-se um meio importante de promover negócios, captar clientes ou compartilhar conteúdo educacional, dando voz e espaço a advogados de todos os níveis e nichos.

Quer saber mais sobre  assunto e saber em qual rede social se inserir? Descubra quais são as redes mais usadas no mundo jurídico, além de aprender como utilizá-las no seu dia a dia como profissional desse ramo. 

Como usar as redes sociais na advocacia?

Há várias vantagens em usar as redes sociais na advocacia. Estar presente nesse ambiente possibilita que os profissionais da área ampliem a sua comunicação, influenciando as pessoas de diversas maneiras. 

Para começar, você pode usar as redes sociais para: 

  • Construir um relacionamento com o público;
  • Compartilhar conhecimento por meio de conteúdos educacionais;
  • Estabelecer a sua marca como referência;
  • Captar novos clientes;
  • Tirar dúvidas rápidas e práticas, economizando tempo.
Quais são as redes sociais ideais para os advogados?

Na internet, encontramos uma variedade de redes sociais, cada uma com a sua própria funcionalidade. Separamos as opções mais usadas para quem atua na área do Direito: 

Linkedln 

Plataforma que conecta profissionais de todos os campos e lugares do mundo, que compartilham experiências, ensinamentos e oportunidades de trabalho. 

Nela, os advogados podem realizar a postagem de artigos e desenvolver importantes relações de negócio, conectando-se com pessoas de todo o planeta. 

Facebook 

Uma das redes mais acessadas no Brasil, permite a criação de um perfil para divulgar textos ou vídeos sobre os mais variados temas. Algumas dicas para ajudá-lo no a entrar nela são:

  • Faça uma página para o seu escritório;
  • Evite falar só da empresa; 
  • Auxilie as pessoas com questões básicas do ramo da advocacia;
  • Teste os formatos de conteúdo até encontrar o mais efetivo;
  • Acompanhe as métricas e trace estratégias a partir delas.

Instagram 

Oferece muitas alternativas para o desenvolvimento de conteúdo, como publicações no feed, lives, stories e reels. Confira algumas informações sobre a utilização dessa rede:

  • Nunca compre seguidores ou curtidas. Cresça de forma orgânica;
  • Identifique as necessidades do seu público, gerando postagens que façam a diferença no cotidiano deles;
  • Monte um planejamento e desenvolva estratégias efetivas para alcançar bons resultados.

YouTube

Site clássico, com foco na produção de material audiovisual. Além disso, muitas pessoas apostam nele para pesquisar sobre uma variedade de assuntos diferentes. 

Aqui, o ideal é entender se os seus clientes consomem mídia nesse formato antes de iniciar os trabalhos. Após isso, foque em: 

  • Apresentar perspectivas diferentes a respeito de temas comuns e bastante discutidos;
  • Abordar tópicos pouco falados ou inéditos;
  • Estudar técnicas de gravação e edição de vídeos;
  • Investir em equipamentos de captação que entreguem uma boa qualidade;
  • Ser dinâmico, expressivo e ao mesmo tempo didático.

X (antigo Twitter)

A abordagem deve ser completamente diferente das demais redes sociais. Isso porque o site conta com uma linguagem própria, bastante direcionada para um público mais jovem. Contudo, se usada da maneira correta, torna-se uma grande aliada para os advogados. 

Veja algumas boas práticas: 

  • Tenha presença frequente e pontual, realizando comentários sobre as tendências;
  • Interaja com o público e adapte-se à sua linguagem sem fugir muito da etiqueta necessária para advogados;
  • Compartilhe links e divulgue seus outros canais.

WhatsApp

Aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz. Além de contar com uma versão profissional, oferece diversas ferramentas para os negócios se comunicarem com clientes e parceiros, otimizando os processos. Com ele, você pode:

  • Automatizar o envio de mensagens padrão;
  • Atender as pessoas rapidamente;
  • Criar um canal para informações exclusivas sobre o seu escritório.
Aprenda mais sobre o mundo da advocacia

Existem diversas informações, curiosidades e ensinamentos para explorar sobre as áreas de atuação do Direito. 

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