Advocacia consultiva: descubra o que é e as áreas de atuação

advocacia consultiva, duas pessoas apertando as mãos simbolizando um acordo feito

Atualmente, a profissão de advogado está atingindo novos âmbitos e permitindo atuações que diferem do direito tradicional. Uma delas é a advocacia consultiva, que cumpre um papel único. Agindo de forma preventiva, o profissional dessa área tem o objetivo de evitar que uma situação chegue até os tribunais. 

Continue lendo para conhecer mais sobre a advocacia consultiva, suas funções e como se especializar nesse segmento. 

 

O que é a advocacia consultiva? 

É um ramo do mercado de direito que atua na prevenção de conflitos, também chamada de advocacia preventiva, Quem exerce essa função age de acordo com as leis, mas, procura evitar que os processos cheguem à esfera judicial, sem necessidade de recorrer a um juiz. 

O seu objetivo principal é solucionar problemas de forma rápida e amistosa, para não gerar um atrito ainda maior. Para isso, o profissional deve ter habilidades que vão além do entendimento e conhecimento técnico da legislação, sendo um bom comunicador e mediador e pensando em soluções diferentes que satisfaçam ambos os lados. 

 

Qual é a diferença entre a advocacia consultiva e a contenciosa?

Enquanto a advocacia consultiva tem o objetivo de resolver as situações sem chegar aos tribunais, a contenciosa trata de disputas levadas aos Conselhos de Contribuintes ou ao Poder Judiciário, envolvendo a defesa dos clientes em processos judiciais. 

Existem contextos em que o trabalho consultivo não será suficiente para chegar a uma conclusão. Portanto, as duas áreas são importantes e necessárias e uma não invalida a outra, já que possuem finalidades diferentes. 

 

Qual é a atuação da advocacia consultiva? 

O advogado consultivo pode trabalhar para pessoas físicas e jurídicas, como contratado ou prestador de serviços. Como já falamos, ele é especialista em resolver questões sem que elas cheguem à justiça, mas pode realizar outras funções. 

As principais são: 

  • Orientar no planejamento e nas decisões

Esse profissional atua como um assessor, oferecendo direcionamentos jurídicos em relação às estratégias e à tomada de decisões, garantindo que tudo esteja dentro da legalidade. 

  • Auxiliar nas negociações com clientes e fornecedores

Ao ser incluído na rotina da empresa, o advogado consultivo participa de reuniões e auxilia em negociações, colaborando para a criação de acordos e propostas que sejam vantajosas para todas as partes. 

  • Elaborar contratos

O advogado pode ajudar na criação de contratos e minutas, explicando os termos e os procedimentos para o seu cliente. 

 

Quais são as vantagens de contar com a advocacia consultiva?

Descubra por que optar pela advocacia consultiva pode ser mais benéfico do que entrar na Justiça:

  • Resolução mais ágil

Processos judiciários podem demorar anos para serem encerrados, mas as resoluções feitas com a advocacia consultiva levam horas. Isso é positivo para todos os envolvidos. 

  • Não há burocracias

O que prolonga os processos são os procedimentos burocráticos. Sem a necessidade deles, um acordo assinado ao final de uma negociação já é suficiente para registrar o fim do conflito, tendo o mesmo valor legal. 

  • Menos gastos

Cortando as burocracias, os gastos já diminuem bastante. Portanto, o valor total de um serviço de advocacia consultivo é menor e mais vantajoso para o advogado, já que ele pode realizar diversas resoluções no mesmo período em que lidaria com apenas um processo. 

 

Torne-se um especialista em advocacia consultiva! 

Se você planeja seguir nessa área, a nossa Pós-Graduação em Advocacia Consultiva é ideal. Nela, você aprenderá a atuar de forma preventiva, evitando e solucionando conflitos de forma extrajudicial. 

O curso é totalmente online, com previsão de conclusão em seis meses e carga horária de 360 horas, dividido em 12 módulos. É ministrado por profissionais que focam na prática e na excelência. Saiba mais e inscreva-se! 

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade