Horas
Minutos
Segundos
O tempo expirou. A promoção pode sair do ar a qualquer momento.

Não perca essa oportunidade de transformar sua carreira

Horas
Minutos
Segundos
O tempo expirou. A promoção pode sair do ar a qualquer momento.

5 filmes que todo profissional de Direito precisa ver (Parte 2)

Todo sucesso do cinema precisa de uma sequência grandiosa. Por isso, já prepare a pipoca, pois decidimos recomendar mais alguns dos nossos filmes favoritos que abordam o Direito.

Mas, como dissemos, uma continuação tem que ser melhor. Então, reunimos indicações de clássicos das telonas que são essenciais tanto para os estudantes quanto para os profissionais já formados na área jurídica. 

Do suspense ao drama, com certeza essas obras vão fazê-lo rir, chorar, ficar com medo, se divertir e o mais importante: aprender. Veja a lista completa.

  • Um Sonho de Liberdade (1994)

Em 1947, Andy Drufresne (Tim Robbins), um jovem e bem-sucedido banqueiro, é condenado a cumprir prisão perpétua por um crime que não cometeu: o homicídio de sua esposa e do amante dela.

Na cadeia, ele conhece o diretor Norton (Bob Gunton), um agente penitenciário corrupto, e seu cruel parceiro, o capitão Byron Hadley. Para sobreviver ao cotidiano, o protagonista vira amigo de Ellis Boyd “Red” Redding (Morgan Freeman), prisioneiro veterano e chefe do mercado negro da instituição, e passa a fazer parte do seu esquema de contrabando.

Os acontecimentos da obra visam gerar um grande debate sobre a sentença injusta de Andy, a ressocialização de indivíduos na sociedade após o período carcerário e os erros identificados no sistema legislativo dos Estados Unidos.

– Disponível em streaming no Amazon Prime e Max, e para aluguel e compra no Google Play, YouTube e AppleTV. 

  • Advogado do Diabo (1997)

Para quem curte um suspense sobrenatural, esse é o filme ideal. Na trama, o personagem interpretado pelo famoso ator Keanu Reeves, Kevin Lomax, é um advogado de uma cidade do interior da Flórida que nunca perdeu um caso. Impressionado com esse histórico impecável, John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York, o contrata.

No início, nada poderia estar melhor para Kevin, que recebe um alto salário e vários benefícios, apesar da desaprovação de sua religiosa mãe, Alice Lomax (Judith Ivey), e de suas comparações a respeito da nova moradia da família com a Babilônia. Mas quando Mary Ann (Charlize Theron), esposa do advogado, começa a testemunhar aparições demoníacas em casa, tudo muda.

Enquanto isso, o protagonista trabalha na defesa de um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção às preocupações de sua conjugê. Ao mesmo tempo, Milton parece sempre saber como contornar os problemas que começam a perturbar o advogado.

– Disponível em streaming no Amazon Prime e Max, e para aluguel e compra no Google Play, YouTube e AppleTV. 

  • Carandiru (2003)

Um clássico do cinema nacional que aborda as complexidades da realidade do sistema carcerário brasileiro, como a violência, a superlotação das celas e as instalações precárias. O filme é baseado no livro “Estação Carandiru” do médico Dráuzio Varella e conta com a direção do argentino Héctor Babenco.

A história retrata as experiências dos presidiários e profissionais de saúde da Casa de Detenção de São Paulo, ou Carandiru, que foi conhecida como a maior prisão da América Latina. Pelo ponto de vista de Dráuzio, interpretado por Luiz Carlos Vasconcelos, conhecemos um pouco da vida e personalidade de cada condenado, os humanizando, bem como as relações e organizações internas do local.

– Disponível em streaming no GloboPlay, Amazon Prime e Netflix, e para aluguel e compra no Google Play, YouTube e AppleTV. 

  • Negação (2016)

A obra apresenta uma disputa judicial intensa entre a conceituada pesquisadora Deborah E. Lipstadt (Rachel Weisz) e o historiador negacionista David Irving (Timothy Spall).

O enredo começa quando David sente-se ofendido por uma citação do livro mais recente de Deborah, onde ela o ataca devido às suas afirmações de que o Holocausto não existiu e foi uma invenção dos judeus para lucrar mais. A partir disso, ele decide entrar com um processo por difamação contra a pesquisadora. 

O filme traz desdobramentos e perspectivas históricas interessantes a respeito dos temas discutidos.

– Disponível para aluguel e compra no Amazon Prime, Google Play, e AppleTV. 

  • Hotel Ruanda (2004)

Baseado em fatos reais, o filme relata o conflito político que aconteceu na Ruanda, em 1994, e que levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Na época, os cidadãos precisaram encontrar maneiras de sobreviver. 

Nesse contexto, Paul Rusesabagina, um gerente de hotel da capital do país interpretado por Don Cheadle, surge com a ideia de abrigar as pessoas nas dependências do estabelecimento. 

O longa-metragem trata de assuntos como a diversidade cultural e econômica existente no continente africano, as consequências da colonização européia na região, entre outros, onde podem ser observadas questões pertinentes para as áreas do Direito.

– Disponível em streaming no Amazon Prime.

Pronto para maratonar as nossas recomendações?

Agora, é só escolher o seu filme favorito da lista e dar play. Aproveite também para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais com os colegas de profissão. Quem sabe não transformamos essas indicações em uma trilogia de sucesso.

 

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade