Informações Para Ficar de Olho Sobre o Mercado de Trabalho em 2022

Estamos vivendo uma fase de reinvenção, algo que traz mudanças para o mercado de trabalho em 2022. Após tantas preocupações, incertezas e tomadas de decisões urgentes, tudo está voltando ao seu devido lugar, pouco a pouco.

Porém, esse tal lugar já não é mais o mesmo de dois anos atrás, e cabe aos trabalhadores compreender o que os espera de agora em diante. Uma coisa é fato: investir em conhecimento é fundamental em todos os cenários possíveis. E isso não vale apenas para a formação acadêmica, mas também para tudo o que acontece no país e no mundo.

É preciso ter atenção às questões externas que reverberam no contexto do trabalho, e é justamente isso que vamos abordar neste artigo. Continue conosco nesta leitura!

Por que você deve estar atento ao contexto político econômico?

O mercado de trabalho está inserido no contexto macroeconômico, o qual engloba fatores como inflação, taxas de juros, desemprego, produto interno bruto (PIB) e consumo. Para se ter uma ideia, quando a inflação está elevada, o nível de consumo por parte da população diminui, o que desencadeia queda no setor produtivo e há possibilidade de demissões.

Mas neste ano, mesmo com a alta da inflação, há indícios de que as oportunidades de emprego podem crescer nos próximos anos. Em janeiro de 2022 foi registrada queda de 11,2% no índice de desemprego, apontando para uma possível melhoria desse cenário, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Também é importante pontuar que as decisões políticas refletem no mercado de trabalho, a exemplo dos processos de terceirização e reforma da previdência. Essas são questões que precisam sempre estar na mira dos profissionais que desejam se antecipar às situações com potencial para afetar suas oportunidades de trabalho.

Os fatores que afetam o mercado de trabalho em 2022

Com a pandemia do novo Coronavírus em 2020, o trabalho remoto e os cortes de gastos – dentre elas as demissões – possibilitaram que muitas empresas sobrevivessem, infelizmente, à custa de muitos empregos.

Do último ano para cá, temos observado o reaquecimento das atividades econômicas em alguns setores e readaptação de todo o mundo “pós-pandemia”, com algumas ressalvas. 2022 é um ano marcado pelo cenário político em transição, que tende a desacelerar alguns avanços devido à incerteza do momento. 

Apesar disso, movimentações legislativas têm favorecido o empreendedorismo no país, como é o caso do Marco Legal das Startups e da criação do Inova Simples. As iniciativas facilitam a criação de novos negócios, além de proteger e regulamentar interesses das startups nacionais e seus investidores. São conquistas que fomentam o empreendedorismo de inovação e consequentemente a oportunidade de novos empregos.

E por falar em inovação, não tem como não entrar no mérito da tecnologia. Soluções e produtos do meio digital vêm se popularizando amplamente, a exemplo dos criptoativos. As moedas digitais constituem um verdadeiro universo virtual do mercado financeiro, bem como os NFTs.

Uma vez que os ativos digitais geram grandes movimentações financeiras, surge a necessidade da atuação de profissionais para seu gerenciamento. Assim, profissões como a Contabilidade Digital estão se tornando mais presentes.

Diante de um cenário com tantos desafios e, ao mesmo tempo, boas projeções, a necessidade de (re) qualificação é notável. Afinal, quem não acompanha as transformações tende a ficar um passo atrás no mercado de trabalho em 2022.

Um contexto tão competitivo evidencia a importância da aprendizagem continuada, visando o aprimoramento de habilidades e, não menos importante, o destaque em meio à disputa por uma vaga.

O ponto principal é: o mercado de trabalho está em constante transformação. Por isso, não dá para deixar de acompanhar tendencias.

Gostou deste artigo? Continue conosco nas nossas redes sociais:

Compartilhe

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade

Últimas do Blog

Skip to content