Dicas para melhorar sua Oratória

Por Maria Eduarda

A forma como você se expressa, se comunica e se porta diz muito sobre você. Tudo isso constrói a imagem que você quer passar para os outros. É através desses aspectos pessoais que um bom profissional transmite confiança e seriedade sobre determinado assunto ou caso.

Possuir uma boa oratória auxilia sua autoestima e liderança ao falar em público, além de técnicas de argumentação persuasiva e contato visual durante apresentações, sustentações orais, palestras e aulas, sejam elas, presenciais ou online.

Pensando nisso, nós da Faculdade Legale separamos algumas dicas para você melhorar sua oratória. 

Controle o nervosismo 

É essencial que você esteja calmo para não sair atropelando as palavras ou expressando tiques nervosos. Para isso, faça técnicas de respiração, pense positivo e faça qualquer outra coisa que você sabe que te acalma.

Tenha confiança e postura 

Manter uma postura empoderada e segura transmite confiança e autoridade. Portanto, mantenha: 

  • A coluna reta, tendo consciência da sua coluna vertebral;
  • O quadril encaixado, evitando ficar com as pernas em postura de informalidade;
  • Os ombros, cotovelos e pescoço relaxados, afastando a tensão.

Evite gestos involuntários 

É muito comum em situações de nervosismo perdermos o controle de algumas ações, por isso é importante que você tenha consciência corporal. Evite: ficar passando a mão nos cabelos, morder os lábios, estragar as juntas dos dedos, levantar a manga da camisa incessantemente e até mesmo ficar mexendo em acessórios que você está usando.

Treine e controle suas expressões faciais 

Essa é uma expressão não verbal, porém, todos aqueles que te assistem estão prestando atenção nela. Portanto, treine cuidadosamente as expressões faciais que você quer transmitir para o seu público. 

Evite vícios de linguagem 

Todo mundo possui alguns vícios de linguagem, mas na oratória ele é um vilão. Treine e pratique regularmente seu discurso, para mantê-lo longe desses vícios e ajudar a deixar suas falas mais naturais.

Faça contato visual 

É importante mostrar para o público que você está prestando atenção neles. Além do que, um olhar focado transmite confiança e autoridade, prendendo a atenção daqueles que o assistem.

Bom, essas foram só algumas dicas. O estudo da oratória vai muito além e como sempre estamos pensando no melhor para você, queremos te indicar três super aulas elaboradas com a excelência e conhecimento do Professor Marcelino Fernandes.

O curso visa proporcionar ao aluno, conhecimento teórico e prático com o escopo de melhorar a arte de falar em público, em palestras, aulas, sustentações orais e outras situações do cotidiano, como: venda, eventos e entrevistas, visando eliminar inibições e vícios que prejudicam a sua comunicação.

As aulas estão disponíveis gratuitamente no nosso canal do YouTube.

 Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=tdi3sPSUfto&t=390s e aproveite!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você também pode gostar

Skip to content