Curva do esquecimento: O que é, e como evitar.

Você já passou algumas horas estudando, e depois de alguns dias não conseguia recordar o conteúdo? Este é um processo natural de nosso cérebro e seu nome é curva do esquecimento. Porém, existem algumas técnicas que foram desenvolvidas para escarpamos dela. Quer saber mais? Então fica aí!

 

O que é a curva do esquecimento? 

Em 1885, o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, um dos pioneiros no estudo da memória, descobriu o processo; e o denominou de “Curva do esquecimento”.

 

“Curva” é o nome para denominar o período que levamos para esquecer informações recém adquiridas. Mas, apesar de ser inconveniente, a curva do esquecimento existe por uma boa razão! É ela que elimina as informações consideradas inúteis, para assim, evitar problemas como esgotamento mental e falta de atenção, consequências à grande quantidade de informações armazenadas.

 

Como funciona?

Bom, nosso cérebro gradualmente vai eliminando as informações que não considera importantes. Ou seja, ao terminar de estudar, ele armazena 100% das informações. Contudo, cerca de 20 minutos depois, algumas já serão eliminadas, por isso que às vezes, depois de estudarmos, não conseguimos de lembrar algo que acabamos de ver.

 

Em um único dia, nosso cérebro é capaz de eliminar até 50% do que foi armazenado, prejudicando principalmente os estudantes. Então, é importante avaliar se o seu estudo não está caindo na curva!

 

E afinal, como evitar?

Até o momento, não existe uma fórmula 100% comprovada de evitar a curva do esquecimento, mas uma das formas de fugir da curva é realizando pequenas revisões todos os dias. Pois, assim, nosso cérebro consegue fixar as informações com mais facilidade, chegando a as mesmas informações irá fixa-la a sua memória durável.

 

Sim, memória durável! Nós temos 2 tipos de memória, a curta, que são informações que armazenamos por um breve período de tempo, e a durável, que é composta por informações que ficarão conosco até o fim de nossas vidas. Então, é por isso que devemos sempre revisar, para conseguir transferir uma informação da memória curta à durável.

Além disso, exercícios de memória podem ajudar! Existem diversos exercícios na internet que auxiliam a fixação de informações ao nosso cérebro, por exemplo, o famoso jogo da memória.

 

Gostou das informações sobre a curva do esquecimento? Nos acompanhe nas redes sociais para estar por dentro de todas as novidades e dicas!

Compartilhe

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade

Últimas do Blog

Skip to content