Cursos de Finanças: Comparação entre Contabilidade e Outras Graduações

O mercado financeiro é amplo, tanto quanto as alternativas de profissões na área. Por isso, às vezes pode ser difícil escolher um dos cursos de finanças, mas nós vamos te ajudar.

Preparamos este artigo para você saber quais são as diferenças entre as graduações do ramo financeiro, conhecendo um pouco de cada profissão e uma breve comparação entre Ciências Contábeis e as demais formações.

Acompanhe nosso conteúdo!

4 cursos de finanças em alta no mercado de trabalho

A área de finanças vai além do gerenciamento de recursos em dinheiro, pois abrange uma variedade de carreiras. Quem deseja atuar no mercado financeiro pode optar por um dos cursos que, embora estejam no mesmo segmento, possuem suas particularidades.

Conheça as principais formações em finanças, todas elas com tempo de duração entre 4 e 5 anos e grau de bacharel.

1. Ciências Econômicas

O curso de Economia forma profissionais capacitados para a análise de atividades econômicas e o estudo da produção e da distribuição de renda, bem como do consumo de bens e serviços. Com isso, o economista se vale dessas informações para erguer planos econômicos em empresas ou órgãos públicos.

Podendo atuar nos âmbitos macro (economia nacional e internacional) ou micro (projetos de pequenas empresas), esse profissional deve sempre ter atenção às rápidas mudanças do mercado financeiro.

2. Administração

Na área de Administração, estão os profissionais que lidam com o setor financeiro de uma organização e, também tratam do gerenciamento de pessoas.

O profissional tem conhecimento amplo sobre todos os setores de uma empresa, estando apto a elaborar estratégias, coordenar os recursos materiais e humanos, estabelecer orçamentos e monitorar o fluxo de caixa.

3. Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção também está entre os cursos de finanças, e o objetivo do profissional é elevar a produtividade dentro de uma empresa. Consequentemente, a rentabilidade também deve aumentar, o que ocorre por meio da otimização de sistemas de bens e serviços.

O Engenheiro de Produção também lida com o controle de qualidade, visando o controle econômico da organização. Ele pode atuar em diversas áreas, como na indústria, setor de saúde, turismo, comércio de varejo, instituições financeiras, entre outros.

4. Ciências Contábeis

O curso de contabilidade fornece capacitação para o gerenciamento das contas de uma empresa. Esse profissional pode cuidar de todos os aspectos financeiros do negócio (gastos, lucros, orçamentos, fluxo de caixa, investimentos, etc.) ou ser contratado para solucionar questões específicas.

A graduação em ciências contábeis oferece uma grande quantidade de possibilidades de atuação e especializações, que vão desde a Perícia Contábil até a Contabilidade Tributária, entre outras. Para trabalhar regularmente como contador, é preciso realizar o exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) após a conclusão do curso.

Diferença da Contabilidade para os demais cursos

De modo geral, é possível perceber muitas semelhanças entre os cursos de finanças, mas existem também as diferenças. São características decisivas no momento em que o futuro estudante precisa escolher uma dessas graduações, portanto, é interessante conhece-las.

Os profissionais de Contabilidade lidam com tudo o que envolve a organização financeira de uma companhia. Esse trabalho engloba questões patrimoniais, tributárias, econômicas e outras, de modo a garantir a regularidade da instituição perante as leis.

A título de comparação, quem trabalha com Administração, por exemplo, fica encarregado de gerir o capital, bem como os recursos humanos e materiais. Nesse caso, o foco é no ambiente interno, enquanto o contabilista transita entre o interno e o externo.

Não por acaso, a formação em contabilidade oferece uma diversidade de opções de atuação: contador, consultor, perito, auditor, analista financeiro, fiscal de contabilidade, entre outras.

Um ponto importante sobre o curso de contábeis é que suas disciplinas têm relação com o Direito, afinal, os futuros profissionais precisam ter conhecimentos jurídicos. Também é interessante mencionar que existem matérias vinculadas à Administração e à Economia na graduação em contabilidade.

Podemos dizer que, de certa forma, são áreas que se cruzam na matriz curricular de contábeis, embora a grade possa ter pequenas variações de acordo com a instituição de ensino.

Aliás, você já conhece o curso superior de Ciências Contábeis da Faculdade Legale? Confira!

Diferenciais da Graduação Superior em Contabilidade na Legale

O curso de Contabilidade da Legale possui disciplinas distribuídas em 8 semestres, correspondentes a 4 anos de graduação. Os conteúdos estudados são de caráter básico, profissional e teórico-prático, conforme determina o Ministério da Educação em suas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Dentro desses três pilares, a maioria das matérias ofertadas são profissionais, isso significa que a Legale realmente prepara os alunos para o mercado de trabalho.

Destaca-se, também, o fato de que nossos alunos podem escolher uma ênfase de formação, por meio das disciplinas optativas, ofertadas do 6º ao 8º semestre, para que o estudante aprofunde a sua formação nas seguintes áreas: generalista, controladoria internacional, mercado financeiro e contabilidade digital.

Além disso, o estudante terá uma excelente formação prática por meio dos Projeto de Integração e Extensão Curricular.

Na hora de escolher um dos cursos de finanças, já sabe: observe as características de cada um, saiba o que os difere e opte pelo que mais combina com seus objetivos profissionais.

E por falar nisso, aproveite também para conhecer as principais profissões do futuro (e do presente).

Compartilhe

Cadastre-se Newsletter

Quer receber notícias e novidades do Blog da Legale? Faça seu cadastro abaixo e fique por dentro das novidades.

🛡️ Seu cadastro são criptografados e protegidos
⚠️ Ao registar-se confirma que aceita os Termos e Condições e Política de Privacidade

Últimas do Blog

Skip to content